Há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, quando a principal estrela da região estava se desenvolvendo, o Sistema Solar foi formado. Logo após, a Terra e os outros planetas também começaram a se formar.

Por ser o local onde nosso planeta habita, o Sistema Solar é a área mais estudada do espaço, e onde existe uma grande diversidade de objetos cósmicos, que podem ser pesquisados minuciosamente.

Contando com a Terra, existem oito planetas no Sistema Solar, além de centenas de luas e milhares de outros corpos celestes. Porém, essa estrutura astronômica não é o limite do universo, muito pelo contrário: existem bilhões de objetos cósmicos em diferentes lugares que vão muito além das fronteiras do nosso sistema.

O que há depois do nosso Sistema Solar?

Image by Daniel Roberts from Pixabay

Somente a nossa região é considerada um Sistema Solar como nós conhecemos, contudo, os cientistas mostram que existem milhares de outros sistemas de estrelas semelhantes ao Sol, que “abrigam” planetas em volta dele.

Em outras galáxias, como em Andrômeda, os sistemas também são parcialmente semelhantes. Até agora, os cientistas acreditam que existam mais de 100 bilhões de galáxias universo afora.

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) explica:

“Um exoplaneta é um planeta além do nosso sistema solar. A maioria orbita outras estrelas, mas exoplanetas flutuantes, chamados de planetas errantes, não estão ligados a nenhuma. Confirmamos que há mais de 5.200 entre os bilhões de exoplanetas que acreditamos que exista. A maioria dos exoplanetas descobertos até agora está em uma região relativamente pequena de nossa galáxia, a Via Láctea. Mesmo o exoplaneta mais próximo conhecido da Terra, Proxima Centauri b, continua a cerca de 4 anos-luz de distância”.

Uma vez que o universo é considerado “infinito”, porque está em constante expansão, sabemos que há muito mais do que conseguimos imaginar fora do Sistema Solar.

Além de planetas, há muitos asteroides, estrelas, luas e outros corpos celestes fora do Sistema Solar, e tudo isso ainda na Via Láctea. Considerando que podem existir bilhões de galáxias por aí, há muito mais coisas desconhecidas do que aquilo que temos evidências.

E ainda há o fato de cada uma dessas galáxias possuir diversos sistemas estelares que se estendem por medidas que também são desconhecidas por nós. Para os astrônomos, há o meio intergaláctico entre as galáxias, que é uma região repleta de gás e poeira cósmica, podendo também existir aglomerados de estrelas.

Sistema solar
Imagem: Withan Tor/Shutterstock

Já o meio interestelar, que é o espaço entre os sistemas estelares de uma galáxia, é parecido, mas ele possui poeira, partículas, raios cósmicos e campos magnéticos.

Após a descoberta do primeiro exoplaneta em 1992, astrônomos do mundo todo detectaram mais de 5 mil outros corpos celestes para além do Sistema Solar. O avanço da tecnologia espacial faz com que os telescópios detectem mais objetos com características parecidas nos próximos anos.

Alguns dos planetas descobertos contam com características parecidas com às da Terra, e os cientistas buscam ativamente por qualquer tipo de vida extraterrestre, sejam elas bacterianas ou formas mais complexas. A resposta pode estar, inclusive, na busca por exoplanetas rochosos.