A atmosfera da Lua é extremamente fina e é classificada tecnicamente como uma exosfera. Isso significa que os átomos não colidem uns com os outros, diferentemente do que ocorre na Terra, por exemplo. No entanto, cientistas tentam entender há anos como estas condições lunares foram criadas.

Atmosfera é renovada constantemente

Amostras de solo recolhidas por astronautas da Nasa que se tornaram as primeiras pessoas a pisar na Lua, nas décadas de 1960 e 1970, foram estudadas e parecem ter desvendado este mistério.

Ao analisar quais formas de potássio e rubídio estão presentes em nove pequenas amostras de solo das cinco missões Apollo, pesquisadores determinaram que a atmosfera lunar foi criada e é sustentada primordialmente pelos efeitos dos meteoritos, maiores e menores, que atingem sua superfície.

Lado oculto da Lua (Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University)
Lado oculto da Lua (Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University)

Segundo os cientistas, estes impactos geram altas temperaturas, que vão de 2.000ºC a 6.000ºC. Estas condições derretem e vaporizam rochas da superfície da Lua, assim como o calor vaporiza a água, soltando átomos na atmosfera.

O processo, chamado “vaporização de impacto”, ocorre quando os impactos levantam o solo lunar, vaporizando materiais que escapam para o espaço ou permanecem suspensos sobre a Lua, renovando assim sua exosfera. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Science Advances.

Lado oculto da Lua visto pelo Chang'e-6 (Crédito: CNSA/CLEP)
Crateras da Lua foram criadas por colisões com meteoritos (Imagem: CNSA/CLEP)

Lua: uma história de impactos

• A Lua tem sido constantemente bombardeada por meteoritos.
  • No começo de sua história, grandes corpos celestes deixaram visíveis crateras em sua superfície.
  • Mais recentemente, pedaços menores têm sido os responsáveis pelos impactos.
  • Isso faz com que alguns átomos sejam liberados e vão para o espaço.
  • O resto permanece suspenso acima da superfície, em uma atmosfera que é reabastecida regularmente à medida que mais meteoritos caem.