A Microsoft revidou cutucadas dadas recentemente pelo CEO da Delta Air Lines, Ed Bastian. A big tech alegou que a empresa – uma das mais afetadas pelo recente apagão cibernético global – precisou cancelar milhares de voos por não ter modernizado sua tecnologia.

Numa entrevista recente à CNBC, Bastian cutucou a Microsoft ao dar a entender que a plataforma oferecida pela big tech é frágil. “Quando foi a última vez que você ouviu falar de uma grande interrupção na Apple?”, disse. Mas não para por aí.

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Bastian também disse que a Delta “não tem escolha” a não ser buscar indenizações da Microsoft e da CrowdStrike pelos transtornos. Segundo o CEO, o apagão custou à empresa cerca de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões).

Apagão cibernético global causa guerra de cutucadas entre Microsoft e Delta Air Lines

A Delta teve mais dificuldades do que as companhias aéreas concorrentes para se recuperar do apagão, provocado por uma atualização de software mal executada da CrowdStrike que afetou milhões de computadores com Windows. A companhia cancelou mais de cinco mil voos nos dias seguintes.

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Avião da Delta Airlines voando
Delta Airlines foi uma das empresas mais afetadas pelo apagão cibernético global (Imagem: Bradley Caslin/Shutterstock)

Só que Mark Cheffo, advogado representando a Microsoft, disse numa carta ao advogado da Delta, David Boies, que a big tech ainda tenta entender porquê a American Airlines, a United Airlines e outras conseguiram se recuperar mais rapidamente do que a Delta.

“Nossa revisão preliminar sugere que a Delta, ao contrário de seus concorrentes, aparentemente não modernizou sua infraestrutura de TI, nem para o benefício de seus clientes nem para seus pilotos e comissários de bordo”, escreveu Cheffo.

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Avião em aeroporto com braço acoplado à sua porta
Microsoft diz tentar entender porquê Delta foi a companhia aérea que mais demorou para se recuperar do apagão (Imagem: Avesun/Shutterstock)

Em resposta, a Delta disse ter “um longo histórico de investimento em serviço seguro, confiável e elevado para clientes e funcionários”.

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“Desde 2016, a Delta investiu bilhões de dólares em despesas de capital de TI, além dos bilhões gastos anualmente em custos operacionais de TI”, disse a companhia aérea. Os trechos constam numa reportagem da NBC News.