Qualquer pessoa pode ligar para o número 1491 para denunciar fake news. Esse disque-denúncia, disponível a partir desta quarta-feira (07), faz parte de uma campanha contra desinformação nas redes sociais lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As denúncias serão encaminhadas ao centro integrado do TSE, que vai encaminhá-las aos órgãos responsáveis. Mas o centro também vai apurar os casos.

publicidade

“A partir de amanhã [esta quarta, 07], o número 1491 [estará disponível] para eleitores de todo o Brasil discarem e denunciarem, sem qualquer custo, qualquer desinformação de que eles tenham notícias e que acharem que precisa ser devidamente verificada pela Justiça Eleitoral”, disse a presidente do TSE, Carmem Lucia, no evento sobre a campanha.

Além do disque-denúncia do TSE, você poderá acessar painel da PF sobre fake news

A Polícia Federal (PF) anunciou um painel de dados sobre ocorrências policiais com fake news durante a abertura da campanha do TSE.

publicidade

A princípio, o painel será atualizado diariamente. Mas a atualização será mais frequente (de hora em hora) quando as eleições municipais estiverem mais perto.

Pessoa segurando celular com imagem aberta escrito Fake News
PF vai atualizar diariamente – e, eventualmente, de hora em hora – painel sobre fake news (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

“A PF coloca dados abertos à população sobre apurações, investigações e denúncias recebidas”, disse o diretor substituto da PF, Gustavo Paulo Leite. “O que se quer com isso é dar a oportunidade à sociedade livre, imprensa responsável e que os cidadãos tenham direito a informações de qualidade para suas próprias conclusões.”

publicidade

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. Já o segundo está agendado para 27 de outubro (nos municípios em que houver, claro).

Leia mais:

publicidade

Google renova parceria com TSE para eleições de 2024

O Google vai destacar informações oficiais do TSE em suas plataformas, como a Busca e o YouTube. A ideia é direcionar usuários para conteúdos verificados sobre título de eleitor, como votar e onde votar.

google tse
Google vai exibir informações verificadas do TSE e redirecionamentos para site da justiça eleitoral (Imagem: Ana Luiza Figueiredo/Olhar Digital)

A partir de outubro, o YouTube exibirá painéis com informações e direcionamento ao site do TSE. Além disso, a Play Store terá um selo de verificação para identificar aplicativos oficiais relacionados ao pleito.

A big tech também lançou uma página no Google Trends dedicada às eleições, destacando candidatos de São Paulo e Rio de Janeiro.