Viu fake news por aí? Você pode ligar para disque-denúncia do TSE

Qualquer pessoa pode ligar para o número 1491 para denunciar fake news; disque-denúncia faz parte de campanha do TSE
Pedro Spadoni07/08/2024 09h28
Ilustração de pessoas apontando celulares para mão gigante segurando celular com fake news na tela
(Imagem: Stokkete/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Qualquer pessoa pode ligar para o número 1491 para denunciar fake news. Esse disque-denúncia, disponível a partir desta quarta-feira (07), faz parte de uma campanha contra desinformação nas redes sociais lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ofertas

As denúncias serão encaminhadas ao centro integrado do TSE, que vai encaminhá-las aos órgãos responsáveis. Mas o centro também vai apurar os casos.

“A partir de amanhã [esta quarta, 07], o número 1491 [estará disponível] para eleitores de todo o Brasil discarem e denunciarem, sem qualquer custo, qualquer desinformação de que eles tenham notícias e que acharem que precisa ser devidamente verificada pela Justiça Eleitoral”, disse a presidente do TSE, Carmem Lucia, no evento sobre a campanha.

Além do disque-denúncia do TSE, você poderá acessar painel da PF sobre fake news

A Polícia Federal (PF) anunciou um painel de dados sobre ocorrências policiais com fake news durante a abertura da campanha do TSE.

A princípio, o painel será atualizado diariamente. Mas a atualização será mais frequente (de hora em hora) quando as eleições municipais estiverem mais perto.

Pessoa segurando celular com imagem aberta escrito Fake News
PF vai atualizar diariamente – e, eventualmente, de hora em hora – painel sobre fake news (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

“A PF coloca dados abertos à população sobre apurações, investigações e denúncias recebidas”, disse o diretor substituto da PF, Gustavo Paulo Leite. “O que se quer com isso é dar a oportunidade à sociedade livre, imprensa responsável e que os cidadãos tenham direito a informações de qualidade para suas próprias conclusões.”

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. Já o segundo está agendado para 27 de outubro (nos municípios em que houver, claro).

Leia mais:

Google renova parceria com TSE para eleições de 2024

O Google vai destacar informações oficiais do TSE em suas plataformas, como a Busca e o YouTube. A ideia é direcionar usuários para conteúdos verificados sobre título de eleitor, como votar e onde votar.

google tse
Google vai exibir informações verificadas do TSE e redirecionamentos para site da justiça eleitoral (Imagem: Ana Luiza Figueiredo/Olhar Digital)

A partir de outubro, o YouTube exibirá painéis com informações e direcionamento ao site do TSE. Além disso, a Play Store terá um selo de verificação para identificar aplicativos oficiais relacionados ao pleito.

A big tech também lançou uma página no Google Trends dedicada às eleições, destacando candidatos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.