Destruidor de joystick: relembre jogo de Atari inspirado nas Olimpíadas

Há mais de 40 anos, empresa lançava jogo inspirado no decatlo, competição de atletismo, que fazia jogadores quebrarem controles do console
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 08/08/2024 06h40
Imagem mostra um console Atari com dois controles
Atari teve muitos jogos famosos em seus consoles; "Decathlon" era um deles (Imagem: seeshooteatrepeat/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muitos dos esportes presentes nas Olimpíadas inspiraram jogos famosos de videogame. Basta lembrar das diversas modalidades no Nintendo Wii, ou nos jogos de futebol do PlayStation e do Xbox. Há décadas, um esporte não tão conhecido fazia sucesso entre jogadores no Atari: o decatlo.

A modalidade está presente nas Olimpíadas de Paris e, há mais de 40 anos, levava os competidores ao extremo – e o joystick que o diga.

Lançado em 1983, “Decathlon” virou “destruidor” de joysticks (Imagem: Atari)

Declato fazia sucesso no Atari décadas atrás

Em 1983, o famoso videogame Atari, da empresa de mesmo nome, lançava o “Decathlon”. O game da Activision (atual Activision Blizzard, que enfrentou novela para ser vendida para a Microsoft) era compatível com o Atari 2600 e levava os jogadores à loucura com proposta simples: praticar o declato, competição de atletismo com dez provas.

A modalidade está presente nas Olimpíadas 2024 e conta com provas, como salto em distância, arremesso de disco, 100, 400 e 1.500 metros rasos. O game reproduz todas as dez variações.

Só que o ato de jogar não era tão simples. Como o controle do Atari consistia em um joystick em uma base, todas as modalidades dependiam de mover apenas um botão. Era aí que morava o problema.

Relembre como era o jogo:

Jogo era “destruidor” de joysticks do Atari

O “Decathlon” era verdadeiro destruidor de controles do Atari. Nas modalidades de corrida, o objetivo era, obviamente, correr mais rápido. Para isso, os jogadores dependiam de uma barra que precisava ficar cheia para que o corredor se movesse.

O problema era como conseguir isso: o competidor precisava movimentar o controle sem parar, na maior velocidade possível.

Nas modalidades de salto em distância e com vara, o joystick do Atari não ficava muito melhor. O jogador precisava movimentar o controle com velocidade e, quando chegasse no momento certo, apertar o famoso botão vermelho do controle para pular. Só que, no calor do momento, a velocidade no controle vira força e pronto: joystick quebrado.

No ritmo das Olimpíadas, o game do Atari ainda premiava seus melhores jogadores com “medalhas”. Quem alcançava certa quantidade de pontos, poderia mandar uma foto para a Activision e ganhar um emblema feito de tecido.

Nas regras da empresa, 8,6 mil pontos equivalia a um emblema de bronze; nove mil, um emblema de prata; e dez mil, um de ouro.

Olympics GO! Paris 2024 é o jogo da Olimpíadas deste ano (Imagem: Divulgação/nWay, Inc)

Leia mais:

Olimpíadas 2024 também têm jogo inspirado em esportes

  • O jogo do Atari inspirou diversos outros games de atletismo, como o “Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020”. O Wii é outro exemplo, com tênis, tênis de mesa e corridas;
  • Este ano, as Olimpíadas também contam com um jogo especial inspirado na competição. O “Olympics Go! Paris 2024” traz modalidades recentes dos jogos olímpicos, como break dance, e clássicas, como natação e ciclismo;
  • São 12 minijogos que podem ser acessados no aplicativo gratuito no computador, ou em celulares Android e iOS.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.