Era só mais um dia normal na vida de um pescador de New Hampshire, nos Estados Unidos. No entanto, tudo mudou quando Joseph Kramer se deparou com uma lindíssima e raríssima lagosta. O animal era diferente de tudo que ele já havia visto, apresentando uma coloração azulada e alguns pigmentos roxos e rosas.

Animais com cor diferenciada são presas fáceis na natureza

O pescador ficou tão fascinado com a descoberta que resolveu não vender a lagosta. O crustáceo foi, então, levado para o museu Seacoast Science Center, onde está em exibição ao público.

De acordo com pesquisadores do local, esta é uma lagosta “algodão doce”. O animal sofreu uma rara mutação genética que afeta apenas um em cada 100 milhões de indivíduos da espécie.

O problema é que a coloração azul não ajuda na camuflagem. Por isso, lagostas com esta condição costumam ser presas fáceis na natureza, o que faz da descoberta de um espécime vivo ainda mais improvável. As informações são do ScienceAlert.

Lagosta azul (Imagem: reprodução/Seacoast Science Center)

Lagostas podem ter diferentes cores

• Cientistas explicam que a casca de uma lagosta “normal” pode parecer marrom, mas na verdade é composta de pigmentos vermelhos, amarelos e azuis.
  • Mutações genéticas, às vezes, podem fazer com que um pigmento se torne mais dominante que os outros.
  • As mais comuns são as lagostas vermelhas, totalizando um em cada 10 milhões de indivíduos da espécie.
  • As laranjas, amarelas e de cores mistas, por sua vez, podem variar de 1 em 30 milhões a 1 em 50 milhões.
  • Já as mais raras são as lagostas “algodão doce” (de coloração azulada) e as albinas (brancas), que totalizam apenas um em cada 100 milhões de animais.