VÍDEOS: Avião gira no ar enquanto cai em Vinhedo, no interior de SP

Avião turboélice tinha 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo; aeronave caiu em condomínio na tarde desta sexta-feira (09)
Por Pedro Spadoni, editado por Ana Luiza Figueiredo 09/08/2024 15h09, atualizada em 10/08/2024 12h01
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um avião caiu num condomínio em Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (09). A Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo), empresa dona da aeronave, informou que 58 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo. Inicialmente, a informação era de 58 passageiros, o número chegou a ser reduzido para 57, mas a companhia aérea confirmou mais uma morte na manhã de sábado (10).

A Prefeitura de Valinhos, cidade vizinha a Vinhedo, informou em nota que não há sobreviventes no acidente. O avião era um turboélice, modelo ATR-72, que decolou de Cascavel (PR) rumo a Guarulhos (SP).

Vídeos mostram queda e destroços de avião em Vinhedo

O condomínio sobre o qual o avião caiu fica na região do bairro Capela. Por isso, há vídeos que mostram a queda de diversos ângulos, bem como os destroços da aeronave ainda em chamas.

Modelo de avião turboélice igual ao que caiu em Vinhedo
Avião que caiu em Vinhedo era um turboélice, modelo ATR-72 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Confira abaixo alguns exemplos pinçados pelo Olhar Digital no X (antigo Twitter):

A Voepass, o aeroporto de Cascavel e a Força Aérea Brasileira (FAB) enviaram notas ao G1 sobre o acidente. Leia abaixo:

Nota da Voepass

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, no dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

Leia mais:

Nota do aeroporto de Cascavel

A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.

Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).

Nota da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.