IA da Apple pode chegar com assinatura paga; site indicou possível preço

A Apple pode seguir uma tendência que outras empresas já adotam e lançar um serviço de assinatura por alguns de seus recursos de IA
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 09/08/2024 15h03, atualizada em 12/08/2024 20h48
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A Apple estaria planejando transformar alguns recursos do Apple Intelligence em serviços de assinatura paga, e alguns analistas acreditam que a empresa poderia cobrar dos usuários até US$ 20 (R$ 110) por mês pelo privilégio. As informações são do MacRumors.

Ainda não há uma certeza sobre o momento em que essa assinatura poderá ser disponibilizada aos usuários, já que a Apple já chegou a anunciar, na WWDC desde ano, que alguns recursos do Apple Intelligence só devem chegar ao público no próximo ano.

No anúncio dos novos recursos de IA que seriam lançados, a empresa prometeu diversos recursos, com destaque para aprimoramentos em sua assistente de voz, a Siri, bem como recursos que incluem a capacidade de gerar e-mails e imagens automaticamente.

Assinatura por IA da Apple pode fazer parte do Apple One

  • Neil Shah, sócio da empresa Counterpoint Research, disse que o investimento em IA é caro e a Apple vai querer repassar esse custo para seus usuários.
  • “Software e serviços tornam mais lucrativos se a Apple repassá-los com o modelo de assinatura do Apple One”, disse Shah à CNBC em entrevista na semana passada.
  • O Apple One é um serviço da empresa que custa, no Brasil, R$ 42,90 por mês, e dá aos usuários acesso a vários serviços da Apple, incluindo o Apple Music.
  • Shah disse que a Apple poderia cobrar entre US$ 10 e US$ 20 pelo Apple Intelligence, potencialmente como parte do Apple One, por mais recursos premium de IA.
apple intelligence
O Apple Intelligence será lançado este ano, mas alguns recursos só devem chegar em 2025 – Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock

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Não é incomum que as empresas de tecnologia cobrem pelos seus serviços de IA. A OpenAI, por exemplo, tem uma taxa de assinatura para recursos mais avançados do ChatGPT, e a Microsoft
cobra por sua ferramenta própria de inteligência artificial, o Copilot.

A maior rival da Apple, a Samsung, que já começou a lançar seus serviços de inteligência artificial conhecidos como Galaxy AI, é outra gigante do ramo que está considerando vários modelos de receita para seu software.

A Apple já busca estratégias para fazer com que sua IA seja lucrativa (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.