Não há dúvidas de que a prática de atividades físicas traz diversos benefícios à saúde. Mas será que existe algum esporte mais vantajoso neste sentido? A resposta para esta pergunta é sim. A natação é considerada a modalidade mais completa para o bom desenvolvimento do corpo humano.

Natação é considerada essencial para melhorar a saúde

  • Praticada atualmente por cerca de 11 milhões de brasileiros, a natação é um esporte que oferece ganhos significativos para o corpo.
  • São tantos benefícios (e em tantas áreas diferentes) que a modalidade é considerada essencial para melhorar a saúde.
  • Isso acontece porque a prática exige tanto na parte aeróbica quanto muscular.
  • Com isso, o praticante consegue melhorar seu funcionamento cardiovascular, aprimorando seu condicionamento físico, e ao mesmo tempo desenvolvendo os músculos.
  • Fazendo uma analogia, é como se a pessoa treinasse corrida e musculação ao mesmo tempo.
  • As informações são do Jornal da USP.
Natação desenvolve a respiração e os músculos (Imagem: 24K-Production/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Menos lesões e desenvolvimento simétrico do corpo

Um dos diferenciais da natação é trabalhar o corpo de uma forma equilibrada. No tênis, por exemplo, ser destro ou canhoto faz com que a pessoa desenvolva mais um lado do corpo. Mas isso não acontece quando se está embaixo d’água.

Segundo a professora do Centro de Práticas Esportivas da USP, Maria de Lourdes Cassis, trabalhar de uma forma simétrica os dois lados do corpo auxilia no equilíbrio do desenvolvimento muscular por completo.

publicidade

Além disso, é uma ótima forma de trabalhar o sistema respiratório. A intercalação da respiração e a necessidade de segurar o oxigênio possibilita um desenvolvimento maior da musculatura expiratória, aumentando a resistência física geral e na parte cardiovascular.

Articulações são menos exigidas na natação, reduzindo os riscos de lesão (Imagem: Microgen/Shutterstock)

Outro enorme benefício da natação é seu índice de lesão ser um dos menores dentre todas as práticas. Mesmo movimentando tanto o corpo, a chance de se lesionar é baixíssima. Quando isso ocorre, geralmente é porque a pessoa já tinha uma predisposição ou lesão prévia.

publicidade

Isso acontece porque o exercício na água não traz nenhum tipo de impacto direto. As articulações são exigidas apenas para a condução dos movimentos, não para sustentar peso e impacto. A consequência é que várias áreas do corpo podem naturalmente relaxar, proporcionando flexibilidade e descompressão.