Há muitos anos, cientistas de todo o mundo buscam por vida inteligente fora do planeta Terra, sendo um dos principais objetivos de diversos estudiosos, seja vida bacteriana ou formas de vida mais elaboradas.

Os seres humanos têm essa curiosidade há muito tempo, e representam o que acreditam que possam ser os extraterrestres de diversas formas, principalmente na cultura pop.

Contudo, até hoje, ainda não tivemos nenhuma confirmação concreta de que existe vida fora da Terra. Hoje em dia, o planeta K2-18b pode ser o primeiro a responder essa questão, e astrônomos estão estudando dados sobre ele que parece ser um dos prováveis planetas que podem abrigar formas de vida.

Enquanto não temos uma resposta, confira abaixo cinco argumentos científicos que apoiam a existência de extraterrestres.

5 teorias científicas que apoiam a existência de extraterrestres

Conceito artístico da Inteligência Artificial a serviço da busca por vida extraterrestre, elaborado com Inteligência Artificial. Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital

Teoria da Floresta Negra

Essa teoria foi citada pela primeira vez nos livros de ficção científica do autor Liu Cixin, sendo influenciada pelo Paradoxo de Fermi e tornando-se uma ideia comentada por vários cientistas ao redor do mundo.

O Paradoxo de Fermi diz que a existência de extraterrestres é uma contradição, uma vez que a humanidade já está na Terra há milhares de anos e ainda não foi encontrada nenhum tipo de vida fora dela.

Com isso, é como se o espaço fosse uma floresta escura e que dá medo, com muitos predadores que estão apenas esperando uma oportunidade para atacar. Sendo assim, a teoria pode explicar o motivo pelo qual não entramos em contato com nenhum tipo de vida alienígena, já que todos estão se escondendo na floresta.

Tecnologia diferente

Outra possibilidade é que, apesar de termos uma tecnologia evoluída e que traz diversos benefícios aos seres humanos, ainda não temos um instrumento capaz de possibilitar o contato com uma civilização extraterrestre.

Pode ser que eles estejam mais longes do que podemos alcançar, ou que eles utilizem uma rede de comunicação a partir de uma tecnologia totalmente diferente da nossa.

Também há a possibilidade de os extraterrestres serem um tipo de inteligência artificial avançada, em vez de biológicos como nós. Sendo assim, seria ainda mais difícil encontrar uma resposta, já que os cientistas costumam buscar por registros biológicos que apontem para uma possibilidade de vida.

Imagem: FOTOKITA – Shutterstock

O espaço é gigante

A maioria das buscas por vida fora da Terra é concentrada em áreas próximas ao Sistema Solar, o que pode ser um dos motivos pelo qual ainda não descobrimos nenhuma evidência certeira.

Isso faz com que não busquemos nos lugares mais distantes dos cosmos, locais que, em termos de probabilidade, podem ser mais prováveis de ter vida. Porém, com o avanço da tecnologia, estamos conseguindo ir cada vez mais longe, fazendo com que esteja mais próxima essa possível descoberta.

A vida pode ser diferente do que conhecemos

Os cientistas sempre buscaram por evidências de seres fora do planeta Terra baseadas nas características de vida como conhecemos, porém, talvez a vida alienígena seja diferente do que imaginamos.

De acordo com astrobiólogos, por exemplo, é possível que exista vida baseada em silício, um elemento muito diferente do carbono que nos permite respirar todos os dias.

Há muito planetas parecidos com a Terra

Em regiões com milhões de anos de distância da Terra, estão planetas rochosos que são descobertos comj frequência pelos cientistas. Assim como os planetas, as estrelas também são corpos celestes muito importantes para possibilitar as características que permitem que a vida exista.

vida-extraterrestre-nova-tecnica
Imagem: Objeto voador não identificado, sobrevoando um campo terrestre. Créditos: Marko Aliaksandr/Shutterstock

Há um tempo, os cientistas achavam que não exxistiam planetas com condições parecidas com a Terra, o que foi provado não ser uma verdade. Dados provaram, nos últimos anos, que planetas rochosos são muito mais comuns no universo do que se pensava.

Já foram encontrados alguns possíveis planetas que podem oferecer condições parecidas com o nosso, pelo menos em algumas características muito importantes para a existência da vida.