A repercussão recente do comentário de Elon Musk sobre os tumultos no Reino Unido tem gerado consequências, e a mais nova delas é uma carta da Comissão Europeia, destinada ao bilionário e divulgada nesta segunda-feira (12).
O órgão regulador europeu divulgou a carta antes de uma entrevista planejada com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para lembrar Musk das regras da União Europeia sobre a promoção do discurso de ódio.
Trump anunciou recentemente que se reuniria com o Elon Musk para uma “grande entrevista”, que será transmitida ao vivo no X (antigo Twitter). A entrevista deve ocorrer ainda nesta segunda.
O Comissário Digital da Europa, Thierry Breton, lembrou ao homem mais rico do mundo a sua obrigação legal de impedir a “amplificação de conteúdos nocivos”. Abaixo, é possível conferir a publicação:
Leia mais:
- Elon Musk de IA: deepfakes publicadas no YouTube usam imagem do bilionário
- Apoiadores de Trump estariam compartilhando imagens falsas para influenciar eleitores negros
- Eleições 2024: como identificar deepfake?
“Como existe o risco de amplificação de conteúdos potencialmente nocivos na União Europeia, em conexão com eventos com grande audiência em todo o mundo, enviei esta carta para Elon Musk”, diz Breton na publicação.
“O conteúdo relevante é acessível aos usuários europeus e também é amplificado na nossa jurisdição, e dessa forma, não podemos excluir potenciais repercussões na União Europeia”, consta na carta.
Breton acrescentou que “qualquer efeito negativo do conteúdo ilegal” poderia levar a União Europeia a tomar novas medidas contra o X, utilizando “toda a nossa caixa de ferramentas, incluindo a adoção de medidas provisórias, caso se justifique para proteger os cidadãos europeus de danos”.
Trump e Elon Musk usam o X para atacar Kamala Harris
- Por discursos de ódio e riscos de incitar a violência, Trump já foi banido do X em 2021, na época dos ataques ao Capitólio dos EUA.
- Após Elon Musk adquirir o então Twitter, ele devolveu a conta de Donald Trump.
- Mesmo com seu perfil de volta, o candidato à presidência dos EUA não havia publicado mais nenhum conteúdo desde então, até esta segunda-feira (12).
- Trump voltou a ser ativo em seu perfil, publicando anúncios de campanha, anunciando a entrevista com Elon Musk, e atacando sua oponente nas eleições, Kamala Harris.
- Kamala chegou a ser alvo de desinformação no X recentemente por conta de um vídeo falso, que o próprio Elon Musk ajudou a viralizar.