A reputação da CrowdStrike está em baixa. Algumas semanas após o apagão cibernético global que afetou milhões de pessoas, a empresa de cibersegurança continua nos holofotes (de maneira negativa). Agora, a companhia recebeu um prêmio de “Most Epic Fail”, ou “falha mais épica”, na tradução para o português.

Empresa disse que prêmio servirá como lembrete

A “premiação” aconteceu na Def Con, uma das maiores conferências de cibersegurança do mundo. A CrowdStrike participou do evento com um dos maiores estandes.

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O próprio presidente da empresa, Michael Sentonas, subiu ao palco para receber o prêmio. Nas redes sociais, diversas imagens captando este momento foram compartilhadas.

Apesar de parecer uma brincadeira, essa foi (mais) uma forma da companhia pedir desculpas pelas falhas. Em discurso, Sentonas admitiu que este “definitivamente não é um prêmio para se orgulhar”.

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Erramos terrivelmente, já dissemos isso várias vezes diferentes, e é super importante assumir quando você faz as coisas bem. Mas é super importante assumir quando você faz as coisas terrivelmente erradas.

Michael Sentonas, presidente da CrowdStrike

Sentonas ainda disse que levaria o troféu para a sede da CrowdStrike e o exibiria em um lugar de destaque, como um lembrete de que “nosso objetivo é proteger as pessoas, erramos e quero ter certeza de que todos entendam que essas coisas não podem acontecer”. As informações são do TechCrunch.

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Falha provocou a chamada “Tela Azul da Morte”  (Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

Apagão cibernético da CrowdStrike: o que aconteceu?  

  • Uma falha em um dos sistemas de segurança da CrowdStrike causou um apagão cibernético em 8,5 milhões de computadores no dia 19 de julho.
  • O incidente afetos diversos setores, como aviação, bancos, comunicações e até mesas de negociações.
  • A pane global afetou a Microsoft, provocando uma falha na nuvem que fez com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.
  • Segundo a CrowdStrike, não se tratou de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético.
  • O problema foi corrigido ainda na sexta, mas foi informado que um impacto residual permaneceria por alguns dias até que tudo se restabelecesse.