7 configurações de segurança que você nunca deve desativar no Windows

As configurações de segurança do Windows são essenciais para manter seu computador protegido; veja 7 delas que não devem ser desativadas
Por Matheus Chaves, editado por Bruno Ignacio de Lima 12/08/2024 08h20, atualizada em 05/09/2024 13h44
Imagem ilustrativa de tela com Windows 11 para recursos windows 11
Imagem ilustrativa de tela com Windows 11 para recursos windows 11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Windows possui configurações muito importantes para manter a segurança e privacidade do seu dispositivo. Sendo assim, o usuário precisa mantê-las ativas.

Manter a segurança de seu computador é fundamental para garantir que dados importantes não sejam acessados por invasores.

Quais configurações de segurança são importantes no Windows?

A seguir, veja 7 configurações que não devem ser desativadas no Windows! 

1 – Habilite as ferramentas de segurança integradas

No Windows 11, é muito importante que as ferramentas de segurança integradas esteja ativadas. Para isso, vá em “Privacidade e segurança”, depois clique em “Segurança do Windows”, e, nas configurações, veja se o software de segurança está ativo.

Dessa forma, se houver algum problema de segurança no qual você deva ficar atento, o sistema vai te avisar marcando ele com um ponto de exclamação amarelo. Basta clicar em cima que vão aparecer os detalhes do alerta. 

2 – Mantenha o Windows atualizado

É essencial manter as atualizações do Windows ativadas, isso porque os novos recursos que costumam ser implementados no sistema operacional ajudam a evitar problemas com malwares, bugs que podem comprometer o funcionamento correto da máquina e outros. 

3 – Firewall deve continuar habilitado

Firewalll
Firewalll (Imagem: kenary820/ Shutterstock)

O firewall age como uma barreira entre o computador e a navegação prejudicial da internet. Ele realiza o monitoramento do tráfego de rede de entrada e saída, além de bloquear qualquer coisa que identifique como suspeita. 

Sendo assim, caso um malware entre em seu dispositivo, o firewall vai impedir que ele faça o envio de seus dados para hackers, não deixando eles terem acesso às informações. 

4 – Proteção baseada em reputação

Uma das maneiras de se manter seguro no Windows 11 enquanto estiver online, é deixar ativada a proteção baseada em reputação, ou seja, o sistema operacional fica sempre em busca de aplicativos suspeitos ou com mau desempenho. Além desse recurso, há a proteção de exploração, que auxilia na redução do impacto de uma variedade de ataques de hackers remotos. 

Leia mais:

5 – Deixe o localizador habilitado

O recurso de localização da Microsoft pode ajudar você a recuperar o seu computador caso tenha perdido ele ou sido roubado. Com ela ativada, o sistema manda um sinal por meio da internet para os servidores da empresa e assim, é possível visualizar onde o aparelho esteve a última vez online. 

Para verificar se ele está ativado ou até mesmo ativá-lo, basta ir em “Atualização e Segurança”, depois em “Localizar meu dispositivo” e por último ver se está ativado. Se não tiver, é só fazer a alteração e ativá-lo. 

6 – Criptografe os dados no computador

criptografia
Imagem: NicoElNino – Shutterstock

Ao deixar os dados do seu disco rígido criptografados, você dificulta que outras pessoas leiam as informações e consigam retirá-las de seu computador. Verifique se o seu dispositivo oferece essa opção, se oferecer, habilite-a por meio da “Privacidade e segurança”. 

7 – Gerencie as permissões do aplicativo

Você também tem a opção de gerenciar as permissões do aplicativo. Para isso, é necessário abrir a página “Privacidade e segurança” na tela principal e ir em “Configurações”. Na sequência, role a tela para baixo e acesse as permissões. Nelas, você escolhe quais aplicativos podem usar o Windows 11.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.