Após seis anos, o zoológico de Paignton, no Reino Unido, registrou o primeiro nascimento de um flamingo. O evento já seria especial por si só, mas chamou ainda mais a atenção em função do ovo ter sido chocado por duas aves do mesmo sexo.
Novos ovos devem ser chocados nas próximas semanas
Os flamingos normalmente levam cerca de 28 dias para terminar de chocar seus ovos. Neste período, ambos os dois animais, independentemente do sexo, se sentam em cima de uma pilha de lama para incubar a prole.
Ao contrário dos adultos rosa vibrantes de pernas compridas, os filhotes têm uma aparência totalmente diferente, com penas felpudas branco-acinzentadas.
O novo morador do zoológico nasceu a partir de esforços para melhorar as condições do espaço e incentivar a reprodução. A expectativa é que novos ovos sejam chocados nas próximas semanas. As informações são do IFLScience.
Leia mais
- Fêmea de flamingo rejeitada põe primeiro ovo aos 70 anos
- Sexo de baleias-jubarte é registrado pela primeira vez — entre dois machos
- Falta de sexo pode fazer mal à saúde, revela estudo
Reprodução entre animais do mesmo sexo não é uma raridade
- Os representantes do zoológico explicam que não sabem exatamente como dois machos conseguiram se reproduzir.
- No entanto, este tipo de comportamento já foi identificado entre flamingos, bem como em outras espécies de aves.
- Pares de pinguins machos de várias espécies já chocaram ovos na Austrália, Inglaterra, Holanda e Dinamarca, por exemplo.
- De acordo com um levantamento, existem cerca de 1.500 espécies em todo o mundo que podem se reproduzir com dois animais do mesmo sexo.
- No entanto, este número pode ser ainda maior, uma vez que é muito difícil registrar este tipo de acontecimento na natureza.