O Jornal Nacional obteve a transcrição do áudio extraído do gravador de voz da cabine do avião ATR-72, que caiu na sexta-feira (9), em Vinhedo (SP) e armazenado por uma das caixas-pretas. Nela, há pedido do co-piloto para “dar potência”, gritos e mais.

Ao todo, são duas horas de gravação, 100% transcritas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção e Acidentes (Cenipa), associado à Força Aérea Brasileira (FAB).

publicidade

Conforme o g1, os investigadores apontam, em análise preliminar, que o avião perdeu altitude repentinamente, como dados de ferramentas de radar indicaram. Além disso, eles afirmam não ser possível cravar causa aparente para a queda apenas com a análise do áudio da cabine.

publicidade
Destroços de avião que caiu em Vinhedo
Relatório preliminar da investigação deve sair em 30 dias (Imagem: SSP-SP)

Gravação do áudio da cabine do avião

  • Na transcrição do áudio da caixa-preta consta que, quando o co-piloto Humberto de Campos Alencar e Silva percebeu a perda de sustentação da aeronave, perguntou ao piloto o que estava acontecendo;
  • Afirmou, a seguir, que era preciso “dar potência”, visando estabilizá-la e impedir a queda;
  • Houve um minuto entre a constatação da perda de altitude e o choque do avião com o solo;
  • Nesse intervalo, o áudio comprova que a tripulação tentou reagir, segundo os investigadores;
  • A gravação termina com gritos e o estrondo do choque do avião com o chão.

Leia mais:

Ainda de acordo com os investigadores, como as hélices se localizam na parte de cima da fuselagem e bem próxima da cabine de comando, houve muito barulho na gravação, dificultando o trabalho de transcrição.

publicidade

Apesar disso, não houve, na análise preliminar, identificação de sons de alertas clássicos, como de presença de fogo, falha elétrica ou pane no motor, de modo que pudesse ajudar na investigação das causas do acidente.

Além disso, os dados obtidos da caixa-preta, nesse primeiro momento, não podem confirmar ou descartar a hipótese mais aceita (até o momento) sobre o que provocou a queda da aeronave: a formação de gelo nas asas, seguida de estol (perda de estabilidade).

publicidade

Destroços do avião que caiu um Vinhedo
Acidente matou todos a bordo (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Para saber com certeza (ao menos, é o que se espera) sobre o motivo causador do acidente, os investigadores precisarão analisar mais registros das duas caixas-pretas e combinar as informações obtidas. Lembrando que o relatório preliminar deve ser finalizado em 30 dias.

Engenheiros da fabricante francesa do avião, a ATR, da canadense Pratt&Whitney, que fabricou o motor, e de representantes da BEA e da TSB (órgãos que zelam pela segurança dos voos em ambos os países) também auxiliam nas investigações.