Capacidade de geração de energia solar cresceu mais de 40 vezes no Brasil

A queda nos preços dos equipamentos e o aquecimento do mercado são os principais responsáveis pelo crescimento do setor de energia solar
Alessandro Di Lorenzo15/08/2024 08h41
Painéis de energia solar durante pôr-do-sol
(Imagem: bombermoon/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Brasil possui uma grande capacidade de geração de energia solar. E, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), este potencial tem sido aproveitado e colocado em prática.

Confiança no potencial energético do Brasil

  • Um levantamento da entidade aponta que a capacidade de geração no Brasil experimentou um crescimento exponencial nos últimos anos, aumentando mais de 40 vezes.
  • Apenas em 2023, segundo a Absolar, o setor atraiu investimentos superiores a R$ 59 bilhões para o país.
  • A associação destaca que isso demonstra a confiança dos investidores no potencial do setor.
  • As informações são da CNN.
Brasil tem um grande potencial energético (Imagem: Diyana Dimitrova/Shutterstock)

Leia mais

Diversificação da matriz energética do país

A Absolar afirma que a queda nos preços dos equipamentos e o aquecimento do mercado são os principais responsáveis pelo crescimento.

Estima-se que em 2023, os módulos fotovoltaicos tenham ficado cerca de 50% mais baratos em comparação com o ano anterior. Além disso, a crescente demanda por energias limpas tem impulsionado a adoção da tecnologia solar no país.

Casa de interior com painel solar
Casa com painel solar (Imagem: Shutterstock)

Apesar do crescimento, o fornecimento de equipamentos solares ainda é predominantemente importado. Os principais produtores de módulos solares e inversores são de origem chinesa, o que também tem contribuído para a redução dos custos no mercado global.

Ao mesmo tempo, a facilidade e rapidez na instalação de usinas solares têm sido fatores determinantes para a expansão do setor no Brasil. Tudo isso, segundo a Absolar, faz com que a energia solar se torne cada vez mais atrativa para consumidores e investidores, contribuindo para a diversificação da matriz energética brasileira.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.