O vulcão Etna, considerado o mais ativo na Europa, voltou a entrar em erupção. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, a atividade vulcânica causou a formação de uma coluna de fumaça e cinzas de 9.500 metros, provocando o fechamento temporário do aeroporto de Catania nesta quinta-feira (15).

Explosões assustaram os moradores da ilha

As autoridades italianas estão em estado de alerta e afirmam que estão monitorando de perto a atividade do Etna para avaliar a necessidade de adoção de outras medidas de segurança. Segundo elas, a reabertura do aeroporto só acontecerá quando as condições de visibilidade melhorarem.

publicidade

Diversas explosões foram ouvidas durante a madrugada e assustaram os moradores da região. Além de ter expelido grandes quantidades de lava, houve o registro de queda de material vulcânico solidificado em várias áreas da ilha.

Apesar disso, não há informações de feridos ou maiores problemas causados à estrutura do local. As informações são da Agência Brasil.

publicidade

Leia mais

Etna em erupção (Imagem: Tomarchio Francesco/Shutterstock)

Etna tem a mais longa história documentada de erupções do mundo

  • O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília, entre as províncias de Messina e Catania, no sul da Itália.
  • Ele é o mais alto vulcão da Europa fora da região do Cáucaso, e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3.369 metros de altitude.
  • A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km.
  • Isso significa que ele é quase três vezes maior do que a área do famoso Vesúvio, responsável pela destruição da cidade antiga de Pompeia.
  • O Etna também tem a mais longa história documentada de erupções entre todos os vulcões conhecidos.
  • Os primeiros registros de atividade vulcânica no local datam de 425 a.C.