Os dragões medievais são seres mitológicos frequentemente retratados como grandes répteis alados com escamas e habilidades mágicas. Entre esses poderes, a habilidade de cuspir fogo é a mais comum.

Ícones da fantasia, eles são criaturas lendárias que dominam os céus e guardam tesouros ou reinos em histórias ambientadas em eras de cavaleiros e castelos. 

publicidade

Inspirados nisso, elaboramos uma lista com 10 filmes que têm dragões medievais em suas tramas.

Donzela (2024)

Damsel (2024) / Crédito: Netflix (divulgação)

Millie Bobby Brown estrela “Donzela” como uma jovem que aceita um pedido de casamento de um príncipe para ajudar seu povo. 

publicidade
Damsel (2024) / Crédito: Netflix (divulgação)

No entanto, após o casamento, ela é lançada em um abismo como sacrifício a um dragão cuspidor de fogo. O elenco também inclui Ray Winstone, Nick Robinson, Shohreh Aghdashloo, Angela Bassett e Robin Wright.

  • Onde assistir: assinantes do Netflix.

Eragon (2006)

Eragon (2006) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Baseado no livro homônimo de Christopher Paolini, “Eragon” é um filme de fantasia com temática de dragões e terras medievais. 

publicidade

A história segue Eragon (Ed Speleers), um jovem que encontra um ovo de dragão. Após o ovo chocar, o dragão o vincula como Cavaleiro, e Eragon inicia uma jornada para derrotar o tirano local, o rei Galbatorix.

  • Onde assistir: assinantes do Disney+.
Eragon (2006) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Leia mais:

publicidade

O Dragão e o Feiticeiro (1981)

Dragonslayer (1981) / Crédito: Buena Vista International (divulgação)

Filme de fantasia sombria, O Dragão e o Feiticeiro se passa em um reino medieval onde um dragão, Vermithrax Pejorative, aterroriza uma aldeia. Para apaziguar a situação, o rei faz um pacto com o dragão oferecendo o sacrifício de jovens virgens. 

Dragonslayer (1981) / Crédito: Buena Vista International (divulgação)

Porém, os aldeões, fartos disso, procuram a ajuda de um feiticeiro. No entanto, ele acaba morrendo, e a tarefa de caçar o dragão vai para seu sucessor, um jovem aprendiz de bruxo. O elenco conta com Peter MacNicol, Ralph Richardson, John Hallam e Caitlin Clarke.

  • Onde assistir: não disponível nos streamings.

Coração de Fogo (2015)

On – drakon (2015) / Crédito: Bazelevs Distribution (divulgação)

Produção russa, Coração de Fogo se passa em um mundo de fantasia medieval na Rússia de Kiev. 

Na trama, uma princesa (Maria Poezzhaeva) é sequestrada por um dragão e levada para seu covil em uma ilha remota. No entanto, ela acaba conhecendo um jovem misterioso (Matvey Lykov).

  • Onde assistir: assinantes do Looke.

Coração de Dragão (1996)

Dragonheart (1996) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Apesar de ter recebido críticas mistas, Coração de Dragão foi um sucesso de bilheteira. Sob a direção de Rob Cohen, o longa é estrelado por Dennis Quaid, David Thewlis, Pete Postlethwaite e Dina Meyer. 

A trama segue Bowen (Quaid), um caçador de dragões que faz uma aliança com Draco, o último dragão de sua espécie. No idioma original, Sean Connery faz a voz do dragão Draco. 

  • Onde assistir: alugar e comprar no Apple TV e Amazon Prime Video.

O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

The Hobbit: The Desolation of Smaug (2013) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

A segunda parte da trilogia baseada no livro de J.R.R. Tolkien, “O Hobbit: A Desolação de Smaug”, continua a jornada de Bilbo e dos anões em direção à Montanha Solitária. O foco principal é o dragão Smaug, que ocupa a montanha. 

O longa é dirigido por Peter Jackson e conta com Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage e Evangeline Lilly no elenco. Benedict Cumberbatch faz a voz de Smaug no idioma original.

  • Onde assistir: assinantes do Amazon Prime Video.

Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões (2023)

Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves (2023) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

A fantasia/aventura “Dungeons & Dragons: Honra entre Ladrões” segue um ladrão e um grupo de aventureiros improváveis em sua busca para recuperar uma relíquia antiga. Em um momento do filme, o grupo deve escapar de um dragão vermelho obeso. 

Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves (2023) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Baseado no RPG de mesa “Dungeons & Dragons”, o elenco inclui nomes como Chris Pine, Michelle Rodriguez, Regé-Jean Page, Justice Smith, Sophia Lillis e Hugh Grant.

  • Onde assistir: assinantes do Paramount+ e Telecine.

Jabberwocky – Um Herói por Acaso (1977)

Jabberwocky (1977) / Crédito: Columbia-Warner Distributors (divulgação)

O primeiro filme de Terry Gilliam fora do grupo Monty Python é *Jabberwocky – Um Herói por Acaso*. No entanto, o filme mantém o estilo de comédia característico do grupo e conta com a participação de Michael Palin e Terry Jones, membros do Python.

O longa é uma comédia medieval que segue um jovem camponês (Palin) que, após a morte do pai, passa por inúmeras aventuras. Ele também acaba tendo que enfrentar um terrível dragão.

  • Onde assistir: não disponível nos streamings.

A Lenda de Beowulf (2007)

Beowulf (2007) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Baseado no poema épico anglo-saxão, “Beowulf” é um filme de animação que utiliza a tecnologia de captura de movimentos.

Beowulf (2007) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

A história acompanha o heroi Beowulf enquanto enfrenta o monstro Grendel, sua mãe e, mais tarde, um dragão. O longa conta com a direção de Robert Zemeckis.

  • Onde assistir: assinantes do Max e Amazon Prime Video.

O Sétimo Filho (2014)

Seventh Son (2014) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Baseado no romance The Spook’s Apprentice de Joseph Delaney, O Sétimo Filho foi um fracasso crítico e comercial. Contudo, o elenco conta com grandes nomes: Ben Barnes, Jeff Bridges, Alicia Vikander, Kit Harington e Julianne Moore. 

A trama se passa em um mundo medieval e segue o jovem Tom Ward (Barnes), o sétimo filho de um sétimo filho, que se torna aprendiz de um caçador de bruxas (Bridges).

  • Onde assistir: assinantes do Amazon Prime Video e Telecine.
Seventh Son (2014) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)