Garimpar faz parte da vida de um bom gamer que se preze. A não ser que você tenha dinheiro sobrando, essa prática já deve ter virado rotina – e se não virou, continue nesse texto para pegar algumas dicas.

Praticamente todas as plataformas costumam dar descontos e lançar promoções todos os meses. A exceção talvez seja a Nintendo e o Switch, que têm os preços mais caros.

publicidade

Na outra ponta, quem costuma ter as melhores condições são os jogadores de PC. Usuários da Steam, por exemplo, têm acesso a várias demos e jogos gratuitos, além das já citadas promoções.

Leia mais

publicidade

A aba de títulos free-to-play, aliás, acaba de ficar mais acessível dentro da plataforma. Antes, Você precisava buscar esses games de graça dentro de uma das categorias da loja – ou ficar pesquisando um a um.

Agora, porém, a Valve criou uma seção específica chamada “Trending Free”, que fica na página inicial da plataforma, posicionada ao lado dos principais tópicos, como “novos lançamentos”, “mais vendidos” e “descontos”.

publicidade

Um pacote de mudanças

  • A criação do “Trending Free” não é a única novidade que a Valve preparou para os usuários da Steam.
  • Além da nova aba, os jogadores podem, a partir de agora, adicionar demos às suas bibliotecas sem instalá-las, facilitando o gerenciamento delas.
  • A plataforma também passou a permitir a inserção de análises feitas pelos próprios gamers.
  • De acordo com a Valve, todas essas mudanças têm como objetivo ajudar os usuários a descobrir e gerenciar melhor todo o conteúdo do serviço.
  • Eu, como jogador de PlayStation, percebi que a Sony também fez algo parecido com a PS Store recentemente.
  • Atualmente, a nova seção de gratuitos da Steam apresenta itens como a demo para Worshippers of Cthulhu e a ferramenta de benchmark gratuita para Black Myth: Wukong.
Imagem: Reprodução/Steam
  • A Valve está respondendo a uma tendência crescente na qual cada vez mais desenvolvedores estão lançando jogos “free-to-play”.
  • Muitos deles estão recebendo a palavra “Prologue” no título.
  • A ideia é dar um gostinho ao jogador para convencê-lo a comprar o jogo completo.
  • É uma espécie de evolução da demo.

Mais sobre a Steam

A Steam é uma plataforma voltada para jogadores de games em PCs. Ela nasceu em 2003 como uma espécie de serviço, que permitia o download de jogos, além da criação de uma comunidade entre os usuários, com interações frequentes, como uma rede social.

Além da vasta biblioteca, um dos grandes diferenciais da Steam sempre foram as promoções de jogos. Você encontra, com frequência, alguns títulos muito bons com cerca de 90% de desconto – principalmente os mais antigos.

publicidade

Com o crescimento da plataforma, a empresa lançou há alguns anos um console próprio: o Steam Deck, que é como se fosse um computador de mão. Ele tem processador de 2,4 GHz e roda com sistema operacional SteamOS, baseado no Linux.

Steam Deck com tela OLED
O Steam Deck traz bons gráficos e uma ampla biblioteca de jogos – Imagem: Divulgação/Valve

Mesmo com o hardware, a Steam não abandonou nunca sua origem como serviço. Ela é hoje a plataforma de games de PC mais popular do mundo. E, no começo deste ano, bateu o recorde de usuários simultâneos: foram 33 milhões 675 mil e 229 gamers usando a Steam ao mesmo tempo no dia 7 de janeiro. Os dados são do site de monitoramento de usuários SteamDB.

As informações são do Tech Spot.