Na tarde desta quinta-feira, 15 de agosto, diversos usuários ao redor do mundo relataram instabilidade no ChatGPT. O pico de problemas começou no começo da tarde, quando muitos usuários enfrentaram dificuldades para acessar o chatbot de inteligência artificial (IA) da OpenAI.
Segundo dados do Downdetector, plataforma especializada em detectar instabilidades em sites e aplicativos, houve um aumento significativo de reclamações a partir de 12h20 (horário de Brasília). Por volta das 14h20, o problema já parecia ter sido resolvido, com as reclamações caindo para perto de zero.

As falhas do chatbot incluíram mensagens de erro como “Bad Gateway” e “503 Service Temporarily Unavailable”, indicando falhas na comunicação com os servidores do ChatGPT. Em testes internos, o ChatGPT aparentou atuar normalmente, mas em dado momento recebemos mensagem de erro de “Internal Server Error”. Quando tentamos atualizar a página, surgiu o erro de “Bad Gateway”.

Leia mais:
- O que é inteligência artificial preditiva? Entenda como funciona a IA que “prevê o futuro”
- Como a inteligência artificial pode ajudar a encontrar extraterrestres?
- O que é e como funciona a Aria, a inteligência artificial nativa dos navegadores Opera
As queixas foram amplamente divulgadas no X, anteriormente conhecido como Twitter, onde usuários compartilharam capturas de tela das falhas. Confira alguns relatos de problemas com o ChatGPT nesta quinta-feira (15):
O que diz a OpenAI?
O Olhar Digital entrou em contato com a OpenAI e a empresa recomendou o acompanhamento do caso no site OpenAI Status.
O OpenAI Status, que aponta problemas em serviços da OpenAI como o ChatGPT, indica que o chatbot apresenta algum problema, com a mensagem “Investigando – Nós estamos investigando elevadas taxas de erro no ChatGPT”, seguida de uma atualização que diz que a empresa “continua investigando o problema”.

Às 13h52, nova atualização do OpenAI Status indicava a seguinte mensagem: “A taxa de erros no ChatGPT diminuiu. Continuamos investigando e mitigando o problema subjacente.” O problema foi finalmente resolvido às 15h37, quando a OpenAI afirmou que “todos os sistemas devem estar funcionando normalmente agora”.