A Meta desativou o CrowdTangle, ferramenta muito usada por pesquisadores e jornalistas para monitorar desinformação e fake news em redes sociais como Facebook e Instagram. A big tech alega que a plataforma não fornecia um “retrato representativo” do que circula pelas suas redes sociais.

Parlamentares dos Estados Unidos pediram que o CrowdTangle fosse mantido no ar até as eleições presidenciais (ameaçadas pela proliferação de fake news e deepfakes, diga-se), marcadas para novembro. Mas a empresa seguiu com a intenção de desativar a plataforma.

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Meta substitui CrowdTangle por Biblioteca de Conteúdo para monitoramento das redes sociais

No lugar do CrowdTangle, a Meta oferece a Biblioteca de Conteúdo. Além do acesso a ela ser muito mais limitado, especialistas ouvidos pelo TechCrunch apontam que o serviço oferecido pela tal biblioteca é menos transparente e mais limitado, em comparação ao CrowdTangle.

Meta substitui plataforma para monitorar desinformação e fake news em suas redes sociais (Imagem: Angga Budhiyanto/Shutterstock)
  • Um lado: a Meta afirma que a Biblioteca de Conteúdo (tradução livre) oferece insights mais detalhados sobre o que as pessoas realmente veem no Facebook e no Instagram. Um porta-voz da Meta disse ao site de tecnologia que as novas ferramentas oferecem uma experiência de coleta de dados mais abrangente;
  • Outro lado: o diretor do Instituto de Transparência Algorítmica, Cameron Hickey, disse ao site que a tal biblioteca tem “apenas 10% da usabilidade do CrowdTangle”. Hickey disse que a nova plataforma da Meta oferece alguns dos dados oferecidos pelo CrowdTangle – mas, em última análise, “1% dos recursos”.

CrowdTangle vs. Biblioteca de Conteúdo

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Biblioteca de Conteúdo da Meta oferece 10% da usabilidade e 1% dos recursos do CrowdTangle, diz especialista (Imagem: Ink Drop/Shutterstock)

O diretor do instituto dá um exemplo prático: “Se você quisesse olhar para o número de seguidores que a página do Facebook da CNN teve ao longo do tempo, isso é algo que você não pode fazer na Biblioteca de Conteúdo da Meta, mas podia fazer no CrowdTangle.”

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Ok, mas e daí? Hickey continua: Indicadores como esse são frequentemente muito úteis para entender como a prevalência ou proeminência de algo [ou alguém] nas redes sociais muda ao longo do tempo. E [também serve para] conectar isso a outras coisas, como: eles fizeram uma postagem viral e então de repente o número total de seguidores dobrou?”

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Por isso, há quem tenha prestado um minuto de silêncio em homenagem ao CrowdTangle. Que a ferramenta descanse em paz.