A inteligência artificial está reforçando a atuação da Polícia Militar de São Paulo. A corporação implementou uma nova ferramenta que utiliza a IA para agilizar os atendimentos em chamados pelo telefone 190.

IA Mike pode atender quase 200 ligações de forma simultânea

  • O objetivo é liberar os policiais para atender ocorrências de maior gravidade, enquanto o assistente virtual orienta as vítimas em demandas relacionadas a perturbação de sossego.
  • Segundo a PM, estes casos representam cerca de 25% de todas as ligações feitas para o 190 no estado.
  • O projeto ainda é piloto e atende, inicialmente, a capital e a região metropolitana de São Paulo.
  • Desde abril, o “Mike”, nome dado à inteligência artificial do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), realizou cerca de 186 mil atendimentos,
  • A ferramenta é capaz de atender quase 200 ligações de forma simultânea, segundo a PM de SP.
Uso da IA libera policiais para o atendimento de outras ocorrências (Imagem: Vinicius Bacarin/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Como funciona o sistema

O atendente do 190 recebe a ligação e, ao identificar que se trata de uma demanda de perturbação de sossego, transfere o chamado para o assistente virtual. O “Mike”, então, realiza perguntas de praxe para identificar o endereço da vítima, o motivo da ligação e o resumo da ocorrência.

As respostas são registradas no Sistema de Informações Operacionais da PM e uma ocorrência é gerada. O caso entra numa fila de prioridades para o despacho de viaturas.

publicidade
IA é utilizada no Centro de Operações da Polícia Militar (Imagem: reprodução/PM SP)

Em 2023, na capital e região metropolitana de São Paulo, foram atendidos 727 mil chamados de perturbação de sossego via 190. O número é quase o dobro das ocorrências de desinteligência (discussões em geral), segunda colocada no ranking (367 mil ligações recebidas no ano).

Em seguida aparecem as demandas de averiguação de atitude suspeita com 311 mil casos, violência doméstica com 215 mil casos, furtos com 137 mil e roubos com 127 mil chamados respondidos.