Muitas empresas buscam investir no carregamento ultra-rápido de carros elétricos, mas muitas dessas tecnologias estão apenas em fase de pesquisa. No entanto, uma companhia parece ter largado na frente para conseguir tornar realidade o cenário de carregar um veículo elétrico em apenas dez minutos.

Esta semana, a montadora chinesa Zeekr revelou que a sua nova bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 800V vai integrar o sedã elétrico 007, veículo que será lançado em breve.

publicidade

A Zeekr tem avançado na tecnologia de baterias há alguns anos. Em 2022, a empresa foi pioneira ao usar a bateria Qilin de longo alcance da CATL. Em dezembro de 2023, apresentou uma bateria LFP que prometia carregar 500 km de autonomia em 15 minutos.

Agora, a Zeekr está atualizando o sedã elétrico 007, que na versão 2025 deverá ter uma nova bateria que promete ir de 10 a 80% no seu carregamento em apenas 10 minutos.

publicidade

A nova bateria também promete funcionar bem em temperaturas baixas, carregando 30 minutos de 10 a 80% mesmo com -10 °C.

Leia mais:

publicidade
Bateria desenvolvida pela Zeekr promete ser a mais rápida do mercado de carros elétricos – Imagem: Zeekr/Divulgação

Embora a Zeekr não tenha revelado a capacidade exata da bateria, ela deve manter os 75 kWh da versão anterior, o que garante mais de 680 km de autonomia.

Isso significa cerca de 480 km em 10 minutos de carga, tornando o carregamento de veículos elétricos cada vez mais próximo da conveniência que os postos de gasolina oferecem aos carros que rodam com combustível fóssil.

publicidade

Nova bateria supera tempo de carregamento de concorrentes

  • Comparando com as concorrentes, a nova bateria da Zeekr é mais rápida do que o tempo de 11 minutos e 28 segundos do Zeekr 001 com a bateria Shenxing e é quase igual ao tempo de 10 minutos e 36 segundos do Mega MPV da Li Auto.
  • Em comparação, a fabricante chinesa de baterias Gotion anunciou uma bateria que pode carregar 80% em 9,8 minutos, mas ainda não está disponível em veículos de produção.
  • Nos EUA, o Hyundai Motor Group ainda lidera com tempos de carregamento de cerca de 18 minutos para 10 a 80% em modelos como o Hyundai Ioniq 6 e o Kia EV6. A Tesla também afirma carregar 200 milhas (aprox. 322 km) em 15 minutos.

Uma bateria de carregamento rápido só é vantajosa se existir uma ampla rede de carregadores compatíveis disponíveis. Por isso, a Zeekr está expandindo sua rede de carregamento ultrarrápido na China e planeja dobrar o número de estações de 500 para mil até o final de 2024 e aumentar para 10 mil carregadores até 2026.

Uma versão atualizada do Zeekr 007 chegará em 2025, prometendo um carregamento últra-rápido – Imagem: Divulgação/Zeekr