Muitas pessoas afirmam que precisariam de mais horas para realizar todas as tarefas do dia. Mas você sabia que isso já foi uma realidade no passado? Por conta da Lua, os dias na Terra já foram mais de duas horas mais longos do que são hoje.

Lua é capaz de alterar a velocidade de rotação do nosso planeta

• Na verdade, um dia não dura exatamente 24 horas.
  • E essa variação, segundo cientistas, acontece porque a Lua fica alguns centímetros mais longe de nós todos os anos.
  • Conforme esse fenômeno ocorre, ela desacelera o giro do nosso planeta ao redor do seu próprio eixo, aumentando a duração dos dias.
  • Mas no passado, de acordo com pesquisadores da Universidade Chengdu de Tecnologia, na China, o satélite natural do nosso planeta se afastou por milhares de quilômetros em sua órbita.
  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista PNAS.
Lua se afastou do nosso planeta no passado (Imagem: Shutterstock)

Dias eram 2,2 horas mais longos do que são hoje

Para entender as mudanças na rotação da Terra ao longo do tempo, a equipe analisou oito conjuntos de dados de rochas em ambientes marinhos. Elas datam de 700 a 200 milhões de anos, e registraram a força das marés com o passar do tempo.

A combinação destes dados com modelos das forças das marés gravitacionais que ocorrem entre a Terra e a Lua permitiram determinar a velocidade com a qual a Terra girou ao redor do seu próprio eixo durante meio bilhão de anos.

Lua pode alterar velocidade de rotação da Terra (Imagem:Saurabh13/Shutterstock)

Os cientistas conseguiram identificar que, em dois períodos, a rotação aumentou e mudou dramaticamente, mas depois foi estabilizada. Nestes episódios, os dias eram 2,2 horas mais longos do que são hoje, e a Lua estava 20 mil quilômetros mais distante da Terra.

Esses períodos parecem ter ocorrido de 650 milhões a 500 milhões de anos atrás, o que os coloca juntos da explosão do Cambriano, época em que as formas de vida se diversificaram e se expandiram para novos nichos.