A Lua influência diretamente nas marés, o que por sua vez tem poder para mudar a rotação da Terra. A velocidade de rotação vem desacelerando ao longo do tempo, mas a taxa em que isso ocorre variou bastante. Agora, um estudo revelou que durante um período a Lua esteve um pouco mais distante da Terra, o que impactou, inclusive, na duração dos dias.
A pesquisa publicada no PNas revela que durante o intervalo de tempo entre 650 e 280 milhões de anos atrás a distância entra Terra a Lua aumentou em aproximadamente 20 mil quilômetros e a duração do dia aumentou em aproximadamente 2,2 horas.
Lua pode alterar a velocidade de rotação do nosso planeta
- Na verdade, um dia não dura exatamente 24 horas.
- E essa variação, segundo cientistas, acontece porque a Lua fica alguns centímetros mais longe de nós todos os anos.
- Conforme esse fenômeno ocorre, ela desacelera o giro do nosso planeta ao redor do seu próprio eixo.
- Mas no passado, de acordo com pesquisadores da Universidade Chengdu de Tecnologia, na China, o satélite natural do nosso planeta se afastou mais do que o previso em sua órbita durante algum tempo.
- As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista PNAS.

Leia mais
- Nem sempre os dias na Terra tiveram 24 horas
- Terra está girando mais devagar e os dias estão mais longos, mas já sabemos o motivo
- Núcleo da Terra está girando mais devagar; entenda as consequências
Dias foram 2,2 horas mais longos do que são hoje em um período específico
Para entender as mudanças na rotação da Terra ao longo do tempo, a equipe analisou oito conjuntos de dados de rochas em ambientes marinhos. Elas datam de 700 a 200 milhões de anos, e registraram a força das marés com o passar do tempo.
A combinação destes dados com modelos das forças das marés gravitacionais que ocorrem entre a Terra e a Lua permitiram determinar a velocidade com a qual a Terra girou ao redor do seu próprio eixo durante meio bilhão de anos.

Os cientistas conseguiram identificar que, em dois períodos, a rotação aumentou e mudou dramaticamente, mas depois foi estabilizada. Nestes episódios, os dias eram 2,2 horas mais longos do que são hoje, e a Lua estava 20 mil quilômetros mais distante da Terra.
Esses períodos parecem ter ocorrido de 650 milhões a 500 milhões de anos atrás, o que os coloca juntos da explosão do Cambriano, época em que as formas de vida se diversificaram e se expandiram para novos nichos.