O Arquivo Nacional revelou mais relatos de pilotos sobre avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) no Brasil. E alguns descrevem OVNIs a grandes velocidades, como um “dez vezes mais rápido que um avião comercial”.

Os relatos foram feitos aos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2023, o órgão recebeu 30 relatos relacionados a OVNIs, a maioria ocorrido na região Sul – principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

publicidade

Relatos de pilotos sobre OVNIs no Brasil apontam características e comportamentos misteriosos

A CNN Brasil destacou alguns trechos dos relatos de avistamentos de OVNIs enviados ao Cindactas em 2023. No geral, eles descrevem características e comportamentos misteriosos que fogem das regras da aviação.

Confira abaixo alguns exemplos:

publicidade
  • Piloto de uma aeronave diz ter visto, por volta das 3h, uma luz vermelha e verde em formato circular do tamanho de uma “uma bola pequena a grande (variando)”. O OVNI voava “dez vezes mais rápido que um avião comercial”, segundo ele;
  • Piloto comunicou ter visto um OVNI parado, por volta das 21h30, quando se aproximava do aeroporto de Porto Alegre (RS). O objeto, cuja cor variava entre branco e laranja, também parecia aumentar e diminuir de tamanho;
  • Piloto relatou que viu de cinco a seis OVNIs cujos tamanhos se aproximavam a faróis de aeródromos ao se aproximar do mesmo aeroporto. Ele relatou que a aeronave que pilotava estava a cerca de 38 mil pés de altitude (quase 12 km) e que os OVNIs voavam “um palmo e meio acima” a “três ou quatro vezes a velocidade do som”;
  • Piloto relatou que, por volta das 2h, quando sobrevoava a cidade de Ilha Comprida (SP), viu de quatro a cinco OVNIs “muito rápidos” (“No mínimo 8 mach [oito vezes a velocidade do som]”) com luzes brancas intermitentes. Os OVNIs voavam em círculos, segundo ele.
Ilustração de vista de mira de caça com alvo próximo de disco voador
FAB recebeu 30 relatos de pilotos sobre avistamentos de OVNIs no Brasil em 2023 (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock)

O relato dos OVNIs a “no mínimo 8 mach” traz outro detalhe peculiar: “O espanto foi em decorrência de as luzes/movimentação dos objetos não corresponderem a um satélite, lixo espacial ou qualquer outro fenômeno conhecido.”

A FAB informou que “todos os documentos, vídeos, fotografias, relatos, entre outros, disponíveis, no âmbito do Comando da Aeronáutica, sobre fenômenos aéreos não identificados, no período de 1952 a 2023, já foram transferidos para o Arquivo Nacional, onde são de domínio público”.

publicidade

Você consegue acessar os relatos de 2023 – e de outros anos – no site do Arquivo Nacional (vá em Favoritos > Objetos Voadores Não Identificados).

Leia mais:

publicidade

OVNIs não são ETs nem discos voadores (necessariamente)

É bom frisar que OVNI não é sinônimo de extraterrestre nem de disco voador. OVNI é um termo amplamente utilizado para descrever qualquer fenômeno aéreo que não pode ser imediatamente identificado ou explicado por observadores ou autoridades.

Luzes de óvnis em céu noturno com neblina em área rural
OVNI só é sinônimo de um termo: UFO, sigla para “Unidentified Flying Object” (Imagem: Raggedstone/Shutterstock)

Os avistamentos podem variar desde luzes misteriosas no céu até formas incomuns de aeronaves que desafiam a compreensão convencional, como exemplificado pelos relatos divulgados recentemente pelo Arquivo Nacional.

No entanto, OVNI pode ser usado como sinônimo de UFO, sigla para “Unidentified Flying Object”. Neste caso, um é a tradução do outro. E são utilizados para descrever o mesmo fenômeno intrigante.