Estamos na Terra, que fica no Sistema Solar, que fica Via Láctea, que por sua vez é uma das muitas galáxias presentes em nosso Universo, que conta com cerca de 13 bilhões de anos-luz de tamanho em todas as direções (e segue crescendo). Só de falar tudo isso já cansa, imagina contar? Hoje só conseguimos ver cerca de 3% das galáxias existentes (e elas já são muitas), mas quantas será que estão por aí?

Dimensões astronômicas, como o tamanho do Universo, muitas vezes podem parecer incompreensíveis. Em entrevista ao Live Science, o astrofísico Kai Noeske, agora oficial de divulgação da Agência Espacial Europeia, disse que “o universo observável é apenas aquela parte do universo a partir da qual a luz teve tempo de nos alcançar”.

publicidade

Se contarmos que o valor de 13,8 bilhões de anos-luz é apenas em uma direção, no total o nosso Universo tem cerca de 46 bilhões de anos-luz. Mas aqui da Terra, vemos no máximo 3% desse total. Isso mostra o quão difícil é sabermos o total de galáxias.

Via Láctea pode estar cercada por várias “mini galáxias”, diz novo estudo. Crédito: Triff – Shutterstock

Como contar quantas galáxias podem existir na Terra?

Só podemos supor a quantidade de galáxias em um determinado espaço usando como base o que podemos ver. “Você olha para um pequeno pedaço do céu e conta tudo nesse pequeno pedaço e depois se multiplica pelo tamanho do céu”, explica Pamela Gay, cientista sênior do Instituto de Ciência Planetária, ao site.

Leia mais:

Mas isso também varia, já que as galáxias podem ter tamanhos diferentes entre si. Para termos uma ideia é necessário definir um tamanho médio. “Se definirmos um corte de massa e tentarmos tornar isso conservador, como um milhão de massas solares, acabaremos com um número médio de galáxias no universo desde o início até hoje de cerca de 1 a 2 trilhões”.

Mas isso é uma simulação, os astrônomos acreditam, por exemplo, que haviam mais galáxias no começo do Universo do que hoje. “Mas esses resultados vêm do [telescópio] do Hubble — o Telescópio Espacial James Webb está começando a falar sobre esses resultados — que estão perto da Terra, dentro do nosso sistema solar, e são limitados no que podem ver por todas as coisas em nosso sistema solar que adicionam luz ao céu”, completou Gay.

“Então, em algum lugar entre 2 trilhões de galáxias na borda superior e 100 bilhões na borda inferior está o número de galáxias em nosso universo observável”, finalizou a especialista. Ela acrescenta ainda que “se for um Universo infinito, teremos galáxias infinitas”.