De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil é atualmente o 6º maior produtor de energia solar do mundo. Dessa forma, inovações que potencializam o aumento desse número estão no radar das geradoras dessa fonte renovável de energia. Esse é o caso do painel solar bifacial.

Esse tipo de painel possibilita o aumento da captação da radiação solar, garantindo mais eficiência e aproveitamento do sistema. Entenda agora, porque o produto é mais eficiente do que os painéis comuns e como ele funciona.

publicidade

Leia mais

O que é um painel solar bifacial?

De acordo com a Intelbras, o painel solar bifacial é desenvolvido com duas faces e conta com uma alta tecnologia que permite aumentar a capacidade de absorção de energia quando instalado em uma situação adequada.

Deste modo, quando posicionado de maneira que as duas extremidades recebam a incidência solar, uma direta e a outra refletida, o produto funciona corretamente. Além disso, os painéis bifaciais possuem uma estrutura de vidro duplo que os torna mais resistentes à degradação.


Painéis solares bilaterais, fotovoltaicos? com brilho natural do sol - fonte alternativa de eletricidade, conceito de recursos sustentáveis e renováveis. Vista panorâmica para trás.
Imagem Shutterstock/Foto Diyana Dimitrova

A Intelbras também informa que o painel solar bifacial tem um ganho de energia de até 25%, aumentando a economia e reduzindo os custos com a geração de energia. No entanto, esse aumento depende das condições de instalação como ângulo, altura e inclinação.

Como funciona um painel solar bifacial?

Embora funcione como um painel monofacial comum, o painel solar bifacial tem uma pequena diferença em um detalhe: a capacidade de aumentar o desempenho do sistema com a absorção maior dos raios solares.

Sobretudo, nas placas solares convencionais monofaciais, apenas uma face é capaz de absorver a luz solar, pois a parte traseira é coberta por um encapsulante EVA.

No caso do painel solar bifacial, a parte de trás não fica sem atividade, ou seja, também é desenvolvida para absorver incidência solar. Dessa forma, uma face capta a luz diretamente enquanto a outra recebe a reflexão a partir do solo.


Engenheiro profissional instalando um sistema de painéis solares fotovoltaicos, eletricista, trabalhador montando tecnologia de módulo solar azul no telhado de uma fábrica industrial, energia alternativa, renovável.
Imagem Shutterstock/Foto UNIKYLUCKK

Além disso, um painel solar bifacial também traz outro tipo de tecnologia que potencializa ainda mais a sua capacidade de gerar energia. Afinal, geralmente são desenvolvidos com proteção PID e Half-Cell em seu funcionamento. O que, por sua vez, permite o aumento da potência de saída dos painéis, ao mesmo tempo que diminui a perda nos casos de sombreamentos.

Quanto gera uma placa bifacial?

A maioria dos fabricantes informa, no geral, os painéis bifaciais podem gerar até 30% mais energia do que os painéis monofaciais, se tudo permanecer igual.

Qual a diferença principal entre um módulo monofacial e um bifacial?

Enquanto, os painéis solares monofaciais comuns têm uma parte traseira opaca e são projetados para absorver e converter a luz solar de uma direção, os painéis bifaciais são capazes de absorver a luz solar de ambos os lados.