Tornado afunda iate de luxo na Itália; uma morte foi confirmada

Um dos desaparecidos é o bilionário Mike Lynch, empresário britânico do ramo da tecnologia e conhecido como "o Bill Gates do Reino Unido"
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 19/08/2024 13h40
iate-1-1920x1080.png
Imagem: divulgação/Perini
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um caso extremamente raro foi registrado no sul da Itália nesta segunda-feira (19). Um tornado atingiu um iate de luxo que navegava na costa da Sicília. A embarcação acabou afundando, deixando uma pessoa morta e outras seis desaparecidas.

“Bill Gates do Reino Unido” estava no iate

  • De acordo com a Guarda Costeira italiana, o barco era um veleiro de luxo com bandeira do Reino Unido batizado de Bayesian.
  • No total, 22 pessoas estavam a bordo no momento do incidente.
  • A embarcação navegava pela costa da cidade de Palermo quando foi atingida por uma forte tempestade, que fez com que o iate virasse.
  • Um corpo foi resgatado sem vida.
  • Outras seis pessoas, todas turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá, estão desaparecidas.
  • Uma delas é o bilionário Mike Lynch, empresário britânico do ramo da tecnologia e conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido”.
  • As informações são do G1.
Trabalho de buscas aos desaparecidos após naufrágio de iate na Itália (Imagem: reprodução/Guarda Costeira italiana)

Leia mais

Tornado pegou de surpresa até mesmo as autoridades

As autoridades italianas informaram que, por conta do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu a embarcação. Alguns dos passageiros e tripulantes conseguiram pular para fora do veleiro, e 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano.

A ocorrência de tornados é um fenômeno raro no mar Mediterrâneo. No entanto, nos últimos dias, tempestades e chuvas intensas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra. A região da Sicília ainda registrou recorde de calor neste fim de semana.

Segundo a Guarda Costeira, o mau tempo era esperado, mas não com ventos dessa magnitude. Já relatos de moradores da região dão conta que a tempestade durou 40 minutos e foi “fora do comum”.

As equipes de resgate informaram que o iate foi encontrado a uma profundidade de 49 metros. Promotores na cidade de Termini Imerese, vizinha a Palermo, abriram uma investigação para apurar as causas do naufrágio.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.