Uma conclusão apresentada por pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências GFZ está deixando muita gente boquiaberta. Eles afirmam que um enorme tsunami com ondas de 200 metros de altura aconteceu no ano passado. No entanto, absolutamente ninguém ficou sabendo.

Quantidade de energia liberada causou suspeitas de que algo teria acontecido

  • Os tsunamis costumam ser causados por erupções vulcânicas ou terremotos.
  • No entanto, estes eventos também podem ter ligação com imensas rochas que caem na água.
  • Foi exatamente o que aconteceu no ano passado no oeste da Groenlândia.
  • Mas, por incrível que pareça, ele só foi registrado agora, após estudos sobre a enorme quantidade de energia liberada.
  • Pesquisadores concluíram que o tsunami foi tão grande que também originou um segundo tipo de onda que manteve as águas de um fiorde oscilando por uma semana.
  • Os resultados foram descritos em estudo publicado no The Seismic Record.
Ondas gigantes foram formadas após queda de rocha imensa (Imagem: Dmitrijs Mihejevs/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Tsunami ficou restrito ao fiorde e ninguém ficou ferido

A equipe decidiu investigar o que estava acontecendo após relatos de grandes ondas em uma base naval dinamarquesa (desocupada na época) que fica na Ilha Ella, perto de onde ocorreu o tsunami.

Os pesquisadores então descobriram que tudo aconteceu em um vale lateral do fiorde Dickson. Lá, imagens de satélite revelaram que uma enorme rocha se desprendeu de uma altura de cerca de 400 metros.

Este poderoso impacto gerou as enormes ondas. Ninguém testemunhou o que aconteceu dentro do fiorde porque esta é uma região desabitada. Dados sísmicos sugerem que o tsunami percorreu a maior parte da enseada, mas desapareceu quando atingiu o mar aberto.

Tsunami aconteceu dentro de fiorde na Groenlândia (Imagem: Anne08/Shutterstock)

No entanto, parte da energia formou novas ondas (de cerca de 20 metros) na direção oposta. Elas acabaram ficando presas dentro do fiorde, causando uma movimentação agitada das águas por cerca de uma semana.

A causa do desprendimento da rocha ainda é desconhecida. No entanto, uma das possibilidades é que haja ligação com as mudanças climáticas. O gelo na região teria derretido, proporcionando a queda e tudo que aconteceu posteriormente.