Minúsculas pegadas de dinossauros foram encontradas no Geoparque Mundial da UNESCO de Linxia, na província chinesa de Gansu. Como relatado pelo South China Morning Post, os registros foram revelados após fortes chuvas e descobertos em agosto de 2023 por funcionários de um museu de dinossauros localizado dentro do parque.

Entenda:

publicidade
  • Em agosto do ano passado, foram encontradas minúsculas pegadas de dinossauro no Geoparque Mundial da UNESCO de Linxia, na China;
  • Fortes chuvas na região ajudaram a revelar os registros, posteriormente relacionados ao Minisauripus – um dos menores dinossauros já descobertos;
  • As pegadas possuem cerca de 1 cm a 3 cm de diâmetro, e estima-se que o dinossauro medisse 25 cm – com metade do comprimento sendo só da cauda;
  • Também existe a possibilidade de que as pegadas tenham sido deixadas por filhotes de uma espécie um pouco menor de dinossauro;
  • As informações são do South China Morning Post.
Pegadas de dinossauro minúsculo foram encontradas na província chinesa de Gansu. (Imagem: CCTV)

Ao todo, foram encontradas cinco pegadas de três dedos, com cerca de 1 cm a 3 cm de diâmetro. Paleontólogos relacionaram os minúsculos registros a um dos menores dinossauros descobertos até hoje, o Minisauripus.

Leia mais:

Pequeno dinossauro pode ter vivido ao lado de aves aquáticas na China

“Estimamos que o comprimento do corpo [dos dinossauros] seja de cerca de 25 cm, mas a cauda deve representar pelo menos metade do comprimento”, explicou Xing Lida, que participou das investigações, ao South China Morning Post.

Pegadas encontradas na China podem pertencer a dinossauro que era menor que uma galinha. (Imagem: Moonborne/Shutterstock)

Os pesquisadores não descartaram a possibilidade de que as pequenas pegadas tenham sido deixadas por filhotes de uma espécie ligeiramente maior. Porém, se pertencerem mesmo aos Minisauripus, as pegadas podem ajudar a compreender mais sobre o pequeno dinossauro.

Além disso, algumas marcas de ondulações e outras pegadas também foram encontradas junto aos registros, indicando que o mini dino viveu ao lado de aves aquáticas. “A miniaturização dos dinossauros foi um fator-chave na sua evolução para as aves e foi um evento evolutivo muito importante”, completou Xing.

Fique por dentro das novidades científicas. Se inscreva no canal de Ciência do Olhar Digital  no WhatsApp!