‘Peixe do fim do mundo’ é encontrado nos EUA; conheça a espécie

Espécie de peixe costuma ser associada à ocorrência de desastres naturais - como terremotos e tsunamis
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 19/08/2024 13h45
peixeremo-1920x1080
(Imagem: gorosan/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Enquanto se aventuravam na praia de La Jolla Cove, Califórnia, na semana passada, um grupo de mergulhadores se deparou com um raríssimo peixe-remo (Regalecus glesne), apelidado de ‘peixe do fim do mundo’. Com quase 4 metros de comprimento, o peixe foi encontrado morto, flutuando na superfície da água.

Entenda:

  • Um peixe-remo foi encontrado morto na praia de La Jolla Cove, Califórnia, na semana passada;
  • A espécie é apelidada de “peixe do fim do mundo”, e vive entre 200 e 1.000 metros abaixo da superfície dos oceanos;
  • Os avistamentos do peixe-remo são muito raros – na Califórnia, por exemplo, esse foi o vigésimo registro desde 1901;
  • Uma autópsia está sendo realizada para descobrir o que provocou a morte do peixe;
  • Os peixes-remo são considerados um sinal de mau presságio no folclore japonês, antecedendo desastres naturais como terremotos e tsunamis.
Peixe do fim do mundo foi encontrado por mergulhadores na Califórnia. (Imagem: Scripps Institution of Oceanography/X)

Não é à toa que os avistamentos do peixe-remo são muito raros: a espécie habita as profundezas de vários oceanos pelo mundo, vivendo entre 200 e 1.000 metros abaixo da superfície. E, de acordo com a Scripps Institution of Oceanography, este foi apenas o vigésimo registro do peixe na Califórnia desde 1901.

Leia mais:

‘Peixe do fim do mundo’ é considerado sinal de mau presságio

Ainda não se sabe com certeza o que faz com que os peixes do fim do mundo apareçam nas praias, mas cientistas acreditam que isso possa ser causado por ferimentos, doenças ou desorientação.

Peixe-remo costuma ser associado a desastres naturais. (Imagem: Pavaphon Supanantananont/Shutterstock)

Em uma publicação no X (antigo Twitter), a Scripps Institution of Oceanography revelou que o peixe-remo encontrado em La Jolla Cove foi levado para a NOAA Fisheries, agência responsável pela administração dos recursos oceânicos dos EUA. Uma autópsia deve determinar a causa da morte e, depois disso, o peixe será levado à coleção da Scripps para continuar sendo estudado.

O apelido “peixe do fim do mundo” vem do folclore japonês, que aponta a espécie como um sinal para desastres naturais como terremotos e tsunamis. Curiosamente, dois dias após a descoberta do peixe-remo na Califórnia, o estado foi atingido por um terremoto de magnitude 4,4.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.