Enquanto se aventuravam na praia de La Jolla Cove, Califórnia, na semana passada, um grupo de mergulhadores se deparou com um raríssimo peixe-remo (Regalecus glesne), apelidado de ‘peixe do fim do mundo’. Com quase 4 metros de comprimento, o peixe foi encontrado morto, flutuando na superfície da água.

Entenda:

publicidade
  • Um peixe-remo foi encontrado morto na praia de La Jolla Cove, Califórnia, na semana passada;
  • A espécie é apelidada de “peixe do fim do mundo”, e vive entre 200 e 1.000 metros abaixo da superfície dos oceanos;
  • Os avistamentos do peixe-remo são muito raros – na Califórnia, por exemplo, esse foi o vigésimo registro desde 1901;
  • Uma autópsia está sendo realizada para descobrir o que provocou a morte do peixe;
  • Os peixes-remo são considerados um sinal de mau presságio no folclore japonês, antecedendo desastres naturais como terremotos e tsunamis.
Peixe do fim do mundo foi encontrado por mergulhadores na Califórnia. (Imagem: Scripps Institution of Oceanography/X)

Não é à toa que os avistamentos do peixe-remo são muito raros: a espécie habita as profundezas de vários oceanos pelo mundo, vivendo entre 200 e 1.000 metros abaixo da superfície. E, de acordo com a Scripps Institution of Oceanography, este foi apenas o vigésimo registro do peixe na Califórnia desde 1901.

Leia mais:

‘Peixe do fim do mundo’ é considerado sinal de mau presságio

Ainda não se sabe com certeza o que faz com que os peixes do fim do mundo apareçam nas praias, mas cientistas acreditam que isso possa ser causado por ferimentos, doenças ou desorientação.

Peixe-remo costuma ser associado a desastres naturais. (Imagem: Pavaphon Supanantananont/Shutterstock)

Em uma publicação no X (antigo Twitter), a Scripps Institution of Oceanography revelou que o peixe-remo encontrado em La Jolla Cove foi levado para a NOAA Fisheries, agência responsável pela administração dos recursos oceânicos dos EUA. Uma autópsia deve determinar a causa da morte e, depois disso, o peixe será levado à coleção da Scripps para continuar sendo estudado.

O apelido “peixe do fim do mundo” vem do folclore japonês, que aponta a espécie como um sinal para desastres naturais como terremotos e tsunamis. Curiosamente, dois dias após a descoberta do peixe-remo na Califórnia, o estado foi atingido por um terremoto de magnitude 4,4.