A banana-nanica, conhecida fora do Brasil como Cavendish, é a mais consumida no mundo. No entanto, ela corre o risco de entrar em extinção por conta de uma infecção chamada de mal-do-Panamá, causada pelo fungo Fusarium oxysporum.

Outra espécie de banana desapareceu no passado

  • Outra espécie popular chamada Gros Michel, considerada pelos especialistas como o principal produto de exportação na primeira metade do século passado, simplesmente desapareceu pela ação do mesmo fungo.
  • Essa doença começa nas raízes da bananeira e depois se espalha, desativando a capacidade da planta de absorver água ou realizar a fotossíntese.
  • Agora, a preocupação retorna com a detecção de uma nova cepa deste fungo na Oceania, Ásia, África e mais recentemente América do Sul.
  • Por isso, cientistas estão buscando formas de salvar a banana-nanica da extinção. 
Banana é um dos alimentos mais consumidos pelo homem (Imagem: SurianiSuzie/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Aumentar a variedade de produtos é fundamental

Nos últimos anos, pesquisadores estão rastreando a disseminação global desta nova versão do Fusarium oxysporu. Este trabalho permitiu algumas descobertas que podem evitar a extinção da banana-nanica.

Segundo os cientistas, uma das principais causas para o recente ressurgimento do fungo é o domínio da indústria internacional de banana. Em outras palavras, a produção de outras variedades do produto mais resistentes pode tornar a agricultura mais sustentável e reduzir a pressão de doenças em uma única cultura.

Fungo ameaça existência da banana-nanica (Imagem: macherstudio/Shutterstock)

Outra maneira de proteger as bananas seria projetar sequestrantes de óxido nítrico eficazes para reduzir a pressão tóxica da explosão de gás, um dos efeitos do fungo.

Além disso, os consumidores podem ter um papel importante nesta luta. O consumo de uma diversidade maior de produtos pode forçar o mercado a se adaptar a uma nova demanda. De acordo com especialistas, comprar variedades locais de outras frutas e produtos agrícolas para ajudar a preservar a diversidade de plantas e apoiar os produtores locais.