Em maio, a Terra foi atingida pela maior tempestade solar registrada nos últimos 20 anos — tão intensa que foi sentida até no fundo do oceano. E, além de causar magníficas auroras coloridas e distorcer o campo magnético do planeta, o fenômeno também teve outro efeito: deu um novo ‘anel‘ à Terra.

• A forte tempestade solar de maio fez com que a Terra ganhasse um novo anel;
  • A formação, localizada entre os dois cinturões de Van Allen, foi descoberta pela NASA;
  • Os cinturões de Van Allen são dois cinturões de radiação envolvendo a Terra, compostos de partículas energéticas carregadas presas no campo magnético do planeta;
  • De acordo com a NASA, um terceiro cinturão temporário apareceu ao redor da Terra depois das tempestades solares de maio;
  • Ainda não se sabe quanto tempo vai levar para ele desaparecer;
  • Os cinturões são formados por partículas carregadas de energia “capturadas” pela magnetosfera terrestre;
  • Não é a primeira vez que isso acontece: em 2012, outra forte erupção solar também deu um terceiro anel à Terra, e sumiu após algumas semanas.
Cinturão de Van Allen. (Imagem: NASA’s Goddard Space Flight Center/Johns Hopkins University, Applied Physics Laboratory)

“A tempestade criou um novo anel temporário de partículas carregadas e de alta energia circundando a Terra”, revelou a NASA no X (antigo Twitter). A agência explicou que o novo anel surgiu no meio do Cinturão de Van Allen, composto por dois anéis de radiação que envolvem nosso planeta

Como a tempestade solar formou o novo anel da Terra?

Foi graças ao Colorado Inner Radiation Belt Experiment (CIRBE) — satélite da NASA que estuda a formação do cinturão de radiação interno da Terra — que o novo anel foi descoberto. Apesar de sabermos que a formação é temporária, sua duração ainda não é exata, e, segundo a agência, pode durar “de meses a anos”.

Terra também ganhou um terceiro anel em 2012. (Imagem: NASA Goddard’s Scientific Visualization Studio)

Formações como essa são causadas quando, seja pelo vento solar ou pelos raios cósmicos, partículas carregadas de energia penetram a magnetosfera terrestre — região exterior da nossa atmosfera — e acabam sendo “capturadas” pelo campo magnético.

E vale lembrar que essa não é a primeira vez que um terceiro cinturão surge ao redor da Terra: em 2012, outra forte erupção solar acabou fazendo com que o planeta ganhasse um novo anel — que, como agora, também era temporário e desapareceu após algumas semanas.