Nem só de carros elétricos vive a indústria automotiva. A Toyota é um exemplo de gigante do meio automotivo que ainda aposta na sobrevida dos veículos a combustão. Prova disso é o seu novo motor 2.0 turbo, que promete ser o mais potente da categoria no mundo.

A novidade pode roubar a coroa da Mercedes-Benz, dona do atual motor 2.0 mais poderoso com 416 cavalos de potência.

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Como é o novo motor 2.0 da Toyota

  • Na contramão da eletrificação, o novo motor a combustão da Toyota pode gerar até 600 cavalos;
  • O motor também deve rodar com combustíveis neutros em carbono e mais eficientes, como o hidrogênio;
  • A versão mais básica virá com menos potência. Serão 300 cavalos e 40,7 kgfm de torque;
  • Uma variante de 400 cv de potência e 56 kgfm também deve equipar automóveis da Toyota no futuro;
  • A versão superesportiva, voltada para competição nas pistas, será “tunada” para gerar 600 cavalos;
  • A Toyota deve lançar os primeiros modelos equipados com os novos motores a partir de 2026.
Versão superesportiva será voltada para competição nas pistas. (Imagem: Toyota Research Institute)

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Os novos motores serão utilizados na próxima geração de carros esportivos da Toyota e da Gazoo Racing, a divisão de automobilismo da montadora japonesa. Como mencionado antes, a empresa defende que o mundo ainda não está pronto para adotar apenas carros elétricos por falta de infraestrutura.

Dados divulgados pela própria marca sugerem que até 2030, cerca de 70% dos automóveis rodando nas ruas ainda terão motores a combustão.

Pessoa abastecendo carro a hidrogênio
Novo motor também deve rodar com hidrogênio. (Imagem: Scharfsinn/Shutterstock)