*Por Kauê Melo, diretor sênior da divisão B2B da Samsung Brasil
A era digital trouxe consigo um novo conjunto de desafios e oportunidades para diferentes segmentos. Para estar à frente da concorrência e manter os consumidores engajados, as empresas estão explorando estratégias inovadoras para atrair clientes e melhorar sua experiência em todos os pontos de interação. Nesse cenário de reinvenção, a sinalização digital se torna uma ferramenta cada vez mais importante para viabilizar a comunicação direta entre empresas e seus consumidores, ajudando a resolver problemas do dia a dia e maximizar oportunidades de maneira eficaz. 

No setor de saúde, por exemplo, a sinalização digital pode transformar a experiência do paciente e melhorar a eficiência operacional. Clínicas e hospitais podem utilizar displays digitais para fornecer informações em tempo real sobre tempos de espera, direções dentro do estabelecimento e detalhes sobre serviços específicos.

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A automação possibilitada pela inteligência artificial (IA) ainda pode garantir que as mensagens sejam atualizadas instantaneamente, conforme necessário, reduzindo o tempo de espera e melhorando a satisfação do paciente. Além disso, essas soluções podem ser utilizadas para campanhas de conscientização, aumentando o engajamento e a conversão de serviços preventivos. 

Imagem mostra uma mulher vestindo uma máscara cirúrgica tocando em uma tela digital em um hospital
Sinalização digital facilita comunicação, mas precisa de medição de resultados (Imagem: NMK-Studio/Shutterstock)

Já no segmento de fast food, a sinalização digital não só atrai a atenção dos clientes, mas também otimiza o processo de atendimento. Displays interativos podem exibir menus dinâmicos que se ajustam automaticamente com base na demanda e no horário do dia, além de promover ofertas especiais em tempo real.

A IA, por sua vez, pode analisar dados de vendas para prever tendências e ajustar o conteúdo exibido, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de espera, o que resulta em um aumento na taxa de conversão e na satisfação do cliente, ao mesmo tempo em que reduz tarefas de pouco valor agregado dos funcionários. 

Para a indústria hoteleira, outro grande setor que pode se beneficiar com a tecnologia, a sinalização digital oferece uma forma sofisticada de melhorar a experiência do hóspede desde o check-in, passando pela estada completa, até o check-out. Hotéis podem, ainda, usar displays digitais para fornecer informações sobre eventos e serviços disponíveis. O mesmo acontece em aeroportos, no caso de check-in e impressão de passagens.

Além disso, a personalização de mensagens com base nas preferências dos hóspedes pode criar uma experiência mais acolhedora e envolvente. A coleta de dados em tempo real ainda permite aos hotéis ajustar suas estratégias de marketing e vendas, promovendo serviços adicionais de forma mais eficaz. 

Imagem mostra a tela de pedidos de um restaurante fast food
Sinalização digital já faz a diferença para redes de fast food (Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock)

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A medição de resultados, por fim, é essencial para avaliar cada estratégia para a utilização das soluções de sinalização digital, em todos os setores. Ferramentas analíticas avançadas podem monitorar quais conteúdos são mais eficazes, quanto tempo o consumidor passa interagindo com os displays e quais ações resultam em conversões. Esses dados são fundamentais para ajustar as estratégias continuamente, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI). 

Com o contínuo progresso da tecnologia, a integração de soluções combinadas que utilizam recursos de IA e automação se torna cada vez mais eficiente e fácil de usar, tanto para companhias quanto para clientes. Independentemente de qual setor ou mercado de atuação, a sinalização digital se destaca como uma solução inovadora para aumentar fluxo, melhorar a taxa de conversão e otimizar a experiência do cliente.