Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas que estão “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS) desde julho, devem voltar à Terra apenas no ano que vem.

publicidade
Suni Williams e Butch Wilmore trabalhando na ISS
Suni Williams (esq.) e Butch Wilmore (dir.) ficarão na estação espacial até fevereiro de 2025 (Imagem: Divulgação/NASA)

Dessa forma, será que eles têm suprimentos suficientes para permanecer no Espaço por tanto tempo? E o que eles estão fazendo agora, já que sua missão oficial terminou faz um tempo?

Astronautas presos na ISS e sua rotina

  • Conforme a NASA, atualmente, a dupla está participando de pesquisas realizadas por sete astronautas da Expedição 71 e 72 alocados na ISS até fevereiro de 2025;
  • Eles estão estudando doenças e terapias neurodegenerativas, botânica espacial, entre outros;
  • Os sete astronautas da Expedição 71 voltarão à Terra em setembro, explicou a NASA;
  • Ainda, os presentes na ISS estão testando técnicas para benefício do crescimento de plantas no Espaço e execução de tarefas operacionais para manter o laboratório científico funcional;
  • Já no tempo livre, segundo a NASA, eles estão fotografando a cúpula da Estação.

Leia mais:

A Starliner, nave que levou a dupla para a ISS, não levou suas malas, visando dar espaço para equipamentos muito importantes para o funcionamento do sistema de reciclagem de urina em água potável da Estação. Dessa forma, eles passaram a usar roupas que já estavam no local.

Montagem que mostra os astronautas tirando fotos do Espaço
A dupla vem, entre outras tarefas, tirando fotos da cúpula e do Espaço para estudos (Imagem: Divulgação/NASA)

No início deste mês, uma nave com suprimentos dos Estados Unidos chegou à ISS com as roupas dos astronautas e comida suficiente para todas as nove pessoas que lá estão. Além disso, a estação espacial comporta até 13 pessoas, portanto, ela não está superlotada.

Eles também estão aproveitando o tempo extra para investigar sistema para cultivo de produtos frescos e consumíveis por humanos.