Nem todo mundo lê com atenção os manuais de veículos. Estes manuais contêm uma série de instruções de segurança, que indicam se deve evitar dentro do carro, para evitar acidentes mais graves.

Ações que parecem inofensivas podem ter sérias consequências, e se evitadas, salvam vidas. Pensando nisso, o UOL listou algumas dessas ações para alertar condutores e passageiros.

publicidade

A seguir, conheça quatro hábitos perigosos que você deve evitar em um veículo, tanto ao dirigir como no banco do passageiro:

Colocar os pés no painel

  • Apesar de ser uma prática comum, colocar os pés no painel pode ser extremamente perigoso.
  • Em caso de acidente, o airbag pode causar fraturas graves nas pernas devido à força do impacto.
  • Manuais de veículos, como o do Volkswagen Nivus, alertam para nunca obstruir a área de ativação dos airbags, identificada pela palavra “airbag”.

O manual do Volkswagen Nivus recomenda: “Mantenha sempre os pés na área projetada para os pés durante a condução. Nunca coloque os pés sobre o assento ou o painel de instrumentos e nunca mantenha os pés para fora do veículo. Caso contrário, o airbag e o cinto de segurança podem não oferecer proteção adequada, aumentando o risco de ferimentos em um acidente.”

Imagem de tráfego intenso de veículos
Algumas ações podem causar danos sérios em caso de acidente de trânsito – Imagem: Kitikun Koson / Shutterstock.com

Reclinar demais o encosto com o cinto afivelado

  • Reclinar o banco excessivamente, especialmente com o cinto afivelado, pode ser fatal em um acidente.
  • O trágico caso do jogador de futebol Dener, que faleceu devido a essa prática, destaca o risco envolvido.
  • Manuais de veículos, como o do Hyundai HB20, recomendam manter o encosto do banco em uma posição que garanta a eficácia do cinto de segurança e dos airbags.

O manual do Hyundai HB20 orienta: “Nunca viaje com o encosto reclinado quando o veículo estiver em movimento.”

Leia também:

Usar a cadeirinha no banco da frente com o airbag ativo

  • Transportar crianças menores de dez anos no banco da frente é proibido, a menos que o veículo tenha apenas dois assentos e o airbag seja desativado.
  • A força do airbag pode causar lesões fatais em crianças.
  • Manuais como o do Honda Fit destacam a importância de desativar o airbag quando uma cadeirinha voltada para trás é instalada no banco da frente.

O manual do Honda Fit informa: “Não coloque um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco com airbag ativo. Se for inevitável instalar um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro, desative o airbag manualmente usando a chave.”

Tirar o pé do freio ao acionar o ABS

  • O sistema ABS, que é obrigatório desde 2014, evita o travamento das rodas durante frenagens bruscas.
  • Quando o ABS está em funcionamento, o pedal do freio pode vibrar, e muitos motoristas acabam aliviando o pé do freio, o que compromete a eficácia do sistema.
  • Manuais, como o do Honda Fit, recomendam manter uma pressão firme no pedal.
A postura incorreta nos assentos a frente do airbag pode levar a lesões no caso dele ser acionado – Foto: Shutterstock

O manual do Honda Fit orienta: “Nunca bombeie o pedal do freio. Deixe o ABS fazer seu trabalho mantendo uma pressão firme e constante no pedal. As vibrações que você sente são normais. Continue com a frenagem e não alivie a pressão no pedal, a menos que queira reduzir ou abortar a frenagem.”

Adotar hábitos de direção seguros pode fazer toda a diferença na proteção de sua vida e a dos outros. Mantenha-se atento e dirija com segurança.