Uma ilha no mínimo peculiar fica localizada no Canal da Mancha, braço de mar que faz parte do oceano Atlântico e separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França. Se trata da ilha de Sark, onde é mais fácil ver alguém andando a cavalo do que dirigindo, já que a circulação de carros é proibida.

Além disso, o local recebeu em 2011 uma honraria inédita: Sark se tornou a primeira “Dark Sky Island” do mundo, ou ilha de céu escuro em português. Confira abaixo o que isso significa.

publicidade

O que é uma ilha de céu escuro?

  • Pessoas que moram em grandes cidades, por exemplo, não conseguem ver fenômenos como a aurora boreal, caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu. Isso acontece também por conta da poluição luminosa;
  • O reconhecimento de ilha de céu escuro é conferido a locais que tomam medidas para lidar com o problema. Seja por meio de políticas de iluminação responsáveis ​​e educação;
  • É um dos vários títulos concedidos pelo International Dark Sky Places (IDSP);
  • Segundo o programa, apenas “áreas e comunidades ao redor do mundo certificadas por atenderem a critérios rigorosos de proteção do céu noturno e minimização da poluição luminosa” recebem a certificação.
Imagem de noite estrelada captada na ilha de Sark. (Imagem: Marcus Deal/Shutterstock)

Para se tornar um lugar de céu escuro, é preciso cumprir alguns critérios: uma qualidade de céu acima de um nível específico de luminância (uma medida do brilho do céu), onde a área está localizada (se é remota ou muito povoada) e o nível de acesso que o público tem à noite.

Qual é o objetivo da certificação?

“O céu noturno e o ambiente noturno são recursos naturais, culturais e historicamente importantes, dignos de conservação”, afirma a organização que cuida o programa.

Um dos problemas que surgem ao evitar a conservação é perder a oportunidade de ver o céu noturno, uma parte importante da cultura humana que nos ajudou a entender mais sobre o nosso universo. Sem contar com o impacto que a poluição luminosa tem nos ecossistemas da Terra.

Outro exemplo de imagem do céu noturno na ilha da Sark. (Imagem: Esterg/Shutterstock)

Leia mais:

Segundo o Iflscience, é um problema que está se tornando cada vez mais frequente, com relatos de milhares de pássaros voando em direção a prédios iluminados, por exemplo.

Espera-se que o programa gere mais atenção às ameaças geradas pela poluição luminosa e exemplos práticos de por que a proteção é tão importante.

Na ilha de Sark é mais fácil ver alguém andando a cavalo. (Imagem: Allard One/Shutterstock)