Enquanto as autoridades brasileiras tentam combater e investigar as causas das queimadas que atingem parte da região Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, a qualidade do ar em algumas regiões está bastante prejudicada. Um monitoramento aponta que oito estados brasileiros e o Distrito Federal apresentam uma situação “insalubre”.

Qualidade do ar é considerada péssima em partes do Brasil

  • Os dados fazem parte da análise das condições da atmosfera no mundo realizada pela empresa suíça de tecnologia IQAir.
  • O levantamento aponta que os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, além do Distrito Federal, enfrentam as consequências das queimadas.
  • As piores condições estão em Rondônia e Acre, com índices acima de 200 nas capitais Porto Velho e Rio Branco.
  • Em Brasília, ele chega a 131, Goiânia, 151 e Uberaba, no Triângulo Mineiro, 154.
  • De acordo com a medição, a qualidade do ar é boa com índices entre 0 a 40, moderada de 41 a 80, ruim de 81 a 120, muito ruim de 121 a 200, e péssima acima de 200.
Visão aérea de queimadas no Brasil
Incêndios podem ter sido criminosos (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Leia mais

publicidade

Incêndios já consumiram milhares de hectares de vegetação

Segundo o Corpo de Bombeiros, a péssima qualidade do ar em alguns locais é resultado direto dos incêndios que devastam parte do Pantanal, da Amazônia e de estados como São Paulo.

Apenas no DF, houve 4.073 ocorrências de incêndios de janeiro até agosto deste ano. O número corresponde a um total de 24 ocorrências a mais que no mesmo período do ano passado. As queimadas já consumiram 8.893 hectares de vegetação, o que equivale a quase 9 mil campos de futebol.

Helicóptero ajudando no combate às queimadas em floresta no Brasil
Autoridades estão tentando conter avançado das queimadas (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Já em São Paulo, o governo estadual confirmou ontem que 21 cidades enfrentam focos ativos de incêndio, e, ao todo, 46 municípios estão em alerta máximo para queimadas e são monitorados. A região de Ribeirão Preto segue como uma das mais críticas.

Enquanto isso, em Goiânia, ao menos 26 voos foram cancelados ou desviados neste domingo (25) devido a fumaça que tomou a capital de Goiás. As informações são de O Globo.