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Em uma abordagem que visa resgatar o espírito dos filmes clássicos de terror e ficção científica, o diretor Fede Alvarez, à frente do novo capítulo da franquia Alien, intitulado Alien: Romulus, optou por uma volta às origens em termos de estilo visual e técnicas de filmagem. Com a bênção de Ridley Scott, criador da franquia, Alvarez decidiu focar na simplicidade e no uso intensivo de efeitos práticos.
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“Eu sabia que queria levar este capítulo de volta ao início, não apenas em termos de história, mas em termos de estilo visual”, explica Alvarez. “Eu queria manter as coisas simples e focar em alguns personagens que você pudesse conhecer e amar.”
Para isso, ele priorizou a utilização de técnicas tradicionais que são pouco vistas no cinema moderno, com o objetivo de criar um filme de terror genuíno.

Minha abordagem foi criar um verdadeiro filme de terror com personagens limitados e usar efeitos práticos sempre que pudesse. Eu queria tirar o chapéu para todos os cineastas que vieram antes de mim e homenagear a franquia Alien de várias maneiras.
Fede Alvarez, diretor de Alien: Romulus
O que são efeitos práticos?
- Efeitos práticos são técnicas utilizadas na produção de filmes para criar efeitos visuais no próprio set de filmagem, em vez de serem adicionados digitalmente na pós-produção.
- Eles envolvem o uso de elementos físicos e mecânicos, como maquiagem, próteses, animatrônicos (criaturas ou objetos mecânicos controlados remotamente), miniaturas, explosões reais, cenários construídos, entre outros.
- Esses efeitos são criados manualmente e filmados diretamente com a câmera, o que pode proporcionar um senso maior de realismo.
- Na história do cinema, os efeitos práticos foram amplamente utilizados antes do advento dos efeitos visuais digitais (CGI), e muitos cineastas ainda preferem usá-los por sua autenticidade e impacto visual.
Estratégias de uso do efeito prático em Alien: Romulus
Os cenários do filme foram meticulosamente projetados para proporcionar ao diretor a liberdade criativa necessária. Naaman Marshall, designer de produção do filme, destaca a complexidade dos sets, que foram concebidos em 360 graus. “Podíamos girar 360 graus e filmar o que precisássemos”, explica Marshall. “Fede adorou a ideia de ter tanta liberdade, então o que você vê na tela é o negócio real.”
Para garantir a autenticidade e o realismo, todos os departamentos trabalharam em estreita colaboração.
Tudo o que projetamos, coordenamos com aderência, eletricidade, efeitos especiais e a equipe de efeitos visuais. Isso permitiu que todos os cenários fossem reais: as luzes passam pelas aberturas, a fumaça dos efeitos especiais passa por todas as luminárias, todos os interruptores de botões funcionam e piscam, todos os monitores eram reais e operados ao vivo.
Naaman Marshall, designer de produção de Alien: Romulus

A criação das criaturas icônicas da franquia também seguiu essa linha de respeito ao legado. Alvarez reuniu uma equipe de peso, composta por alguns dos mais renomados designers de efeitos visuais e criaturas da indústria cinematográfica.
Entre eles, Shane Mahan, da Legacy Effects, que supervisionou o design e a criação dos Xenomorfos, e Richard Taylor, da Wētā Workshop, responsável pelo design conceitual das facehuggers. “As criaturas são uma mistura de próteses e animatrônicos controlados por equipes de marionetes, o que permite que o filme pareça fundamentado e corajoso”, explica Alvarez.
Com esse enfoque na utilização de efeitos práticos, Alien: Romulus promete não apenas manter viva a essência da franquia, mas também oferecer aos fãs uma experiência que remete aos primeiros filmes, trazendo de volta o terror palpável e visceral que consagrou Alien como um dos maiores clássicos do cinema de ficção científica.