Há 50 anos, o primeiro código de barras moderno era escaneado em um supermercado nos Estados Unidos. A tecnologia revolucionou o comércio global e é amplamente utilizada até hoje. No entanto, ela deve desaparecer num futuro bastante próximo.

Processo de transição já está em andamento

  • Empresas do setor do varejo estão acelerando o processo de substituição dos códigos de barras pelo seu parente mais moderno, os QR Codes.
  • E existe até uma data para que este trabalho esteja finalizado: 2027.
  • Esta transição, no entanto, não é algo fácil, exigindo colaboração global entre setores, atualizações de software e hardware para varejistas, mudanças de fabricação para marcas e até educação dos usuários.
  • Além disso, não é nada barato, embora as grandes companhias não divulguem previsões de gastos e garantam que o custo não chegará aos consumidores.
  • As informações são do The Wall Street Journal.
Códigos de barras devem desaparecer até 2027 (Imagem: Siwakorn1933/Shutterstock)

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Vantagens do QR Code

Criados em 1994, os QR Codes começaram a conquistar o seu espaço de fato com o aumento expressivo do uso de smartphones. Segundo os grandes do setor do varejo, esta tecnologia pode armazenar significativamente mais informações do que os códigos de barras.

Escanear estes códigos modernos pode dar acesso a uma série de informações que não caberiam no rótulo. É o caso de detalhes nutricionais mais específicos, além de questões como sustentabilidade ambiental, ofertas e cupons, recalls e muito mais.

Hoje, algumas marcas já estão experimentando colocar códigos QR nos rótulos para aumentar o envolvimento do cliente. No entanto, isso ainda acontece juntamente com os códigos de barras tradicionais.

QR Code apresenta inúmeras vantagens, além de ser bastante prático (Imagem: E.Va/Shutterstock)

A L’Oréal, por exemplo, estampou um código em uma tinta para colorir cabelos que leva os usuários a um site onde eles podem fazer um teste virtual da cor e assistir a tutoriais. Segundo a empresa, isso leva o consumidor a escolher determinado produto.

Mas é claro que esta substituição será gradual. As próprias empresas entendem que os consumidores precisam se acostumar a escanear os QR Codes no ligar dos tradicionais códigos de barras na hora de comprar algo.