Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock
Os chineses estão buscando diferentes formas de driblar as sanções impostas pelos Estados Unidos. O principal objetivo de Pequim é garantir o acesso a chips semicondutores. De acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal, os esforços da China agora estão voltados para usar produtos da Nvidia sem necessariamente importá-los para o país.
A publicação afirma que empresas chinesas estão trabalhando para acessar o poder de computação destes chips diretamente do exterior. Isso é possível, em diversas vezes, mascarando a identidade dos usuários e usando técnicas do mundo das criptomoedas.
Um dos exemplos citados é o da empresa de Derek Aw, um ex-minerador de Bitcoin. Ele convenceu investidores em Dubai e nos EUA a financiar a compra de servidores de inteligência artificial que abrigam os poderosos chips H100 da Nvidia. São cerca de 300 servidores localizados em um data center em Brisbane, na Austrália, e que processam algoritmos de IA para uma empresa chinesa que não foi identificada.
Segundo analistas, compradores e vendedores de poder de computação, bem como os intermediários destas negociações não estão infringindo nenhuma lei. As sanções dos EUA têm como alvo as exportações de chips, equipamentos e tecnologia avançados para a China. No entanto, estas regras não proíbem que empresas chinesas ou suas afiliadas estrangeiras acessem serviços de nuvem para usar os chips da Nvidia em outras partes do mundo.
Em janeiro deste ano, o Departamento de Comércio norte-americano chegou a propor uma nova regra para impedir o treinamento de grandes modelos de IA no exterior. As empresas dos EUA, entretanto, argumentam que a regra não impediria possíveis abusos e, em vez disso, poderia minar a confiança dos clientes e enfraquecer a competitividade destas companhias.
A Nvidia se limitou a dizer que cumpre os controles de exportação dos EUA e não vende produtos sancionados para a China. Tanto o governo norte-americano quanto o chinês não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de agosto de 2024 15:22