A Agência Holandesa de Proteção de Dados (DPA) afirmou que a Uber cometeu uma “violação grave”, desrespeitando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa. Por conta disso, a empresa de transporte de passageiros recebeu uma multa de 290 milhões de euros (cerca de R$ 1,7 bilhão).

Uber considera multa como “injustificada”

  • De acordo com as autoridades dos Países Baixos (Holanda), a Uber coletou “informações confidenciais” sobre os motoristas europeus da plataforma e os armazenou em servidores dos Estados Unidos.
  • Entre estas informações estão número de licenças de táxi, dados de localização e até informações médicas dos profissionais.
  • A prática foi considerada como uma grave violação das leis europeias.
  • A Uber disse que não cometeu nenhuma irregularidade e considerou a punição como “completamente injustificada”.
  • As informações são do Euronews.
Uber prometeu recorrer da decisão (Imagem: Victor Velter/Shutterstock)

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Discussões sobre fluxos de dados transatlânticos

De acordo com a empresa, o problema em questão remonta a 2020, quando a justiça da União Europeia determinou que a atual estrutura de transferência de dados entre o continente europeu e os Estados Unidos não estava mais em conformidade com as novas regras. Segundo a Uber, as companhias dos dois continentes ficaram “sem diretrizes claras para fluxos de dados transatlânticos” por quase três anos.

A Comissão Europeia resolveu a situação em julho de 2023, emitindo um comunicado informando que os EUA oferecem proteção suficiente para os dados europeus. Na época, a Uber disse que não precisava fazer nenhuma alteração na forma como armazenava informações. Agora, a empresa promete recorrer da multa.

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Empresa afirma que não havia diretrizes claras sobre a questão do compartilhamento de dados dos motoristas (Imagem: salarko/Shutterstock)

As investigações sobre as supostas irregularidades começaram neste ano após 170 motoristas franceses reclamarem das violações. As autoridades europeias descobriram que a plataforma não respondeu às solicitações de dados de seus motoristas com rapidez suficiente.

A Uber também forneceu informações “incompletas” em sua declaração de privacidade sobre como a empresa estava transferindo dados para os EUA. A empresa nega.