Qual a melhor forma de testar um barco para situações extremas do que colocá-lo no meio de uma tempestade? Esse foi o raciocínio da empresa irlandesa Safehaven Marine, que constrói embarcações de busca, salvamento e patrulha em “todas as condições climáticas” (incluindo ondas de até sete metros de altura).

O teste mais recente da companhia foi com o catamarã T-2000 Voyager — e, coincidentemente, em um dos portos no trajeto do Titanic.

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Imagem mostra o barco t-2000 Voyager, um catamarã de casco duplo vermelho, durante uma tempestade
Companhia costuma testar embarcações em tempestades antes de entregá-las (Imagem: Safehaven Marine/Reprodução)

Companhia resolveu testar barco em uma tempestade com grandes ondas

A Safehaven Marine prevê que seus barcos aguentam tempestades de Força 10 com ondas de até sete metros de altura. Antes disso, a empresa realiza testes nessas situações extremas. De acordo com o New Atlas, a companhia enxerga esse tipo de etapa como crítica antes de entregar as embarcações – e às vezes até leva clientes juntos.

Para o diretor administrativo Frank Kowalski, a intenção é que as equipes não tenham que enfrentar as condições climáticas, como as ondas e a tempestade, sozinhos. Além disso, colocar os barcos nessa situação é a única maneira real de identificar falhas ou vazamentos.

Durante os testes, a Safehaven leva um segundo barco para operar tanto como veículo de segurança quanto registrando a operação. Nos últimos anos, a companhia também tem levado drones para capturar os testes de outro ângulo (mas, segundo Kowalski, a chance de perder a câmera no processo é alta).

Imagem mostra o barco t-2000 Voyager, um catamarã de casco duplo vermelho
Barco foi testado no Porto de Cork, um dos maiores portos naturais do mundo (Imagem: Safehaven Marine/Reprodução)

Novo barco da empresa passou pela prova de fogo com sucesso

O teste mais recente da empresa foi com o barco T-2000 Voyager, um catamarã de casco duplo de 20 metros de comprimento.

O barco foi levado até o Porto de Cork, na Irlanda, um dos maiores portos naturais do mundo. Coincidentemente (ou não), o local esteve na rota do Titanic rumo a Nova Iorque.

De acordo com Kowalski, a entrada do porto “pode ​​produzir alguns estados marítimos bastante extremos durante os meses de tempestade de inverno”.

Veja como foi o teste:

Leia mais:

Como é o barco que superou a tempestade

  • O modelo T-2000 Voyager é um catamarã de alto desempenho, com perfurador de ondas e capaz de chegar a uma velocidade máxima de 93 km/h;
  • Ele pode vir com um hidrofólio opcional, que ajuda a levantar grande parte do caso para fora d’água e economizar combustível em até 25%;
  • Isso aumenta a velocidade e o alcance para 1 mil milhas náuticas ou cerca de 1.800 km.