Robô humanoide será enviado ao espaço em voo teste

O voo de demonstração do veículo espacial está previsto para dezembro deste ano e antecede a 1ª missão tripulada da Índia ao espaço
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 27/08/2024 10h39, atualizada em 28/08/2024 21h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O governo da Índia planeja realizar um importante teste antes da primeira missão tripulada do país ao espaço, programada para 2025. Para isso, irá realizar um voo de demonstração do veículo espacial Gaganyaan, o que está previsto para acontecer até o final deste ano.

Lançamento será realizado em dezembro deste ano

Segundo a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), os primeiros equipamentos necessários para o teste chegaram ao Centro Espacial Satish Dhawan no dia 16 de agosto. O restante deverá ser enviado em até um mês e meio, garantindo que o lançamento seja realizado em dezembro.

O voo de demonstração, nomeado G1, testará todos os sistemas para um voo totalmente tripulado, incluindo o foguete modificado para voos espaciais tripulados, a tripulação e os módulos de serviço, reentrada, implantação de paraquedas e um pouso na Baía de Bengala.

Robô humanoide da Índia (Imagem: Organização Indiana de Pesquisa Espacial)

Embora não seja tripulado, ele carregará o robô humanoide Vyomitra para ajudar a verificar os sistemas. Espera-se que mais duas missões de teste não tripuladas, G2 e G3, ocorram em 2025.

Se todos esses testes forem bem-sucedidos, o primeiro voo tripulado, chamado H1, levará astronautas à órbita baixa da Terra pela primeira vez. A ISRO selecionou quatro astronautas designados para a missão, que ainda não tem uma data confirmada. As informações são do Space.com.

Leia mais

Voo teste antecede primeira missão espacial tribulada do país (Imagem: divulgação/Organização de Pesquisa Espacial Indiana)

Indianos estão se tornando uma potência espacial

  • A Índia tem se notabilizado por diversas conquistas espaciais recentemente.
  • Em agosto de 2023, a missão Chandrayaan-3 conseguiu o feito inédito de pousar no polo sul da Lua.
  • Já no início deste ano, a sonda Aditya-L1 entrou com sucesso na órbita do Sol para estudar a camada mais externa da atmosfera solar, chamada corona, e sua influência no clima espacial.
  • Mas não pense que os planos espaciais indianos param por aí.
  • Além da missão espacial tripulada Ganganyaan, os indianos querem enviar uma sonda para estudar Vênus no ano que vem.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.