Uber recebe multa bilionária por violar lei de proteção de dados na Europa

Autoridade holandesa multa Uber por armazenar dados de motoristas fora da Europa sem as devidas medidas de segurança
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 27/08/2024 17h44
uber
Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Uber recebeu uma multa recorde da União Europeia por falhas na proteção de dados de motoristas. As informações são do The Verge.

Na última segunda-feira (26), a Autoridade Holandesa de Proteção de Dados (DPA) anunciou uma penalidade de 290 milhões de euros (aproximadamente 1,6 bilhões de reais) contra a Uber, devido a violações das rigorosas normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.

A investigação da DPA revelou que a Uber coletou dados sensíveis de motoristas — incluindo informações de contas, licenças de táxi, localização, fotos, detalhes de pagamento, documentos de identidade e dados criminais e médicos — e os armazenou em servidores nos EUA sem utilizar os “mecanismos de transferência” apropriados para a movimentação de dados fora da UE.

Segundo a DPA, isso comprometeu a proteção adequada dos dados pessoais.

Essa multa é o desfecho de uma queixa apresentada por 170 motoristas franceses da Uber a um grupo de direitos humanos na França, que posteriormente encaminhou a denúncia à DPA, responsável pela sede europeia da Uber, localizada na Holanda.

Leia mais:

uber
Armazenamento de dados de motoristas da Uber violou normas europeias – Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock.com

Uber já enfrentou problemas sobre proteção de dados

  • Este não é o primeiro confronto da Uber com a regulamentação de privacidade da União Europeia.
  • Em 2018, a empresa foi multada em 600.000 euros por violação de dados, e em 2023 recebeu uma multa de 10 milhões de euros por infrações relacionadas à privacidade de motoristas europeus.
  • Outras grandes empresas de tecnologia também enfrentaram as consequências das rígidas leis da UE sobre proteção de dados.

Em 2021, a Amazon foi multada em 886 milhões de dólares por não conformidade com o GDPR, e recentemente, a Meta recebeu uma multa de 1,3 bilhões de dólares por transferências inadequadas de dados para os EUA.

A DPA informou que a Uber já encerrou a violação. No entanto, a Uber declarou ao The Verge que planeja apelar da decisão.

Uber
O Uber vai apelar da decisão que impôs multa milionária na União Europeia – Imagem: Alex Millauer/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.