Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock
A Uber recebeu uma multa recorde da União Europeia por falhas na proteção de dados de motoristas. As informações são do The Verge.
Na última segunda-feira (26), a Autoridade Holandesa de Proteção de Dados (DPA) anunciou uma penalidade de 290 milhões de euros (aproximadamente 1,6 bilhões de reais) contra a Uber, devido a violações das rigorosas normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.
A investigação da DPA revelou que a Uber coletou dados sensíveis de motoristas — incluindo informações de contas, licenças de táxi, localização, fotos, detalhes de pagamento, documentos de identidade e dados criminais e médicos — e os armazenou em servidores nos EUA sem utilizar os “mecanismos de transferência” apropriados para a movimentação de dados fora da UE.
Segundo a DPA, isso comprometeu a proteção adequada dos dados pessoais.
Essa multa é o desfecho de uma queixa apresentada por 170 motoristas franceses da Uber a um grupo de direitos humanos na França, que posteriormente encaminhou a denúncia à DPA, responsável pela sede europeia da Uber, localizada na Holanda.
Leia mais:
Em 2021, a Amazon foi multada em 886 milhões de dólares por não conformidade com o GDPR, e recentemente, a Meta recebeu uma multa de 1,3 bilhões de dólares por transferências inadequadas de dados para os EUA.
A DPA informou que a Uber já encerrou a violação. No entanto, a Uber declarou ao The Verge que planeja apelar da decisão.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de agosto de 2024 17:44