A inteligência artificial já está no setor de tecnologia, saúde, veículos e não demorou para que também chegasse à segurança. Mais especificamente, nos departamentos de polícia: uma tecnologia que transcreve áudios de policiais está sendo usada para escrever relatórios em alguns locais dos Estados Unidos. Se por um lado a polícia está feliz com a agilidade e eficiência dos documentos usando IA, especialistas se preocupam com as consequências dessa abordagem.

Estamos falando do DraftOne, sistema de IA da Axon construído no mesmo modelo de linguagem que alimenta o ChatGPT, da OpenAI. Mas nem todos concordam com os benefícios da IA no trabalho policial. Afinal, se o agente precisar testemunhar sobre algum caso, não pode alegar que o relatório foi escrito pela IA sem que ele soubesse de tudo. Outro ponto é o chamado racismo algorítmico.

publicidade

Você pode ler mais sobre o assunto clicando aqui.

Confira a íntegra da coluna Fala AI sobre o assunto! Toda terça-feira, conversamos ao vivo com Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial.