Paralimpíadas 2024: Google lança doodle celebrando edição de Paris

17ª edição dos Jogos começa nesta quarta-feira (28) e vai até 8 de setembro
Rodrigo Mozelli28/08/2024 01h57, atualizada em 29/08/2024 01h40
Logo oficial das Paraolimpíadas de Paris 2024
Paraolimpíadas de Paris 2024 vão até 8 de setembro (Imagem: Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Assim como nas Olimpíadas de Paris 2024, o Google vai comemorar a 17ª edição das Paralimpíadas, que começa nesta quarta-feira (28) e vai até 8 de setembro. Como? Por meio de doodles, claro!

Doodle Jogos Paralímpicos 2024
Imagem faz alusão a algumas competições das Paraolimpíadas (Imagem: Reprodução/Google)

Se você acessar a página inicial de busca da big tech, vai se deparar com o primeiro doodle dos Jogos Paralímpicos de Paris, remetendo à cerimônia de abertura, que será realizada nesta quarta-feira (28), às 15h.

Como é o primeiro doodle do Google em homenagem às Paralimpíadas 2024?

  • O doodle está disponível na página de busca do Google em vários países, principalmente nos localizados na África e América do Sul, segundo o site oficial dedicado;
  • Ele é animado, ou seja, as figuras estão em movimento;
  • Nele, vemos um pássaro (ou seria um pato?) utilizando próteses enquanto voam, outros voando e observando a cena;
  • Também vemos um pássaro-guia conduzindo outro com uma máscara, fazendo alusão aos corredores com deficiência visual;
  • Tudo isso ocorre com fogos ao fundo. Os pássaros estão voando ao redor do Obelisco de Luxor, originário do Antigo Egito e que, atualmente, orna a Praça da Concórdia, em Paris (França).

Leia mais:

Doodle Jogos Paralímpicos 2024 em movimento
Cena se passa na Praça da Concórdia, mais especificamente, ao redor do topo do Obelisco de Luxor (Imagem: Google)

Paralimpíadas de Paris 2024: mais informações

As Paralimpíadas de Paris 2024 serão realizadas entre 28 de agosto e 8 de setembro. Será a 17ª edição dos Jogos, que começaram a ser realizados em 1960, em Roma (Itália).

A edição de 2024 contará com 4,4 mil atletas em 22 modalidades esportivas, sendo 255 brasileiros. Eles competirão em 20 modalidades. Participam atletas com paraplegia, amputados, deficientes visuais, paralisia cerebral, deficiência intelectual e deficientes não abrangidos pelas demais categorias.

Pela primeira vez na história, apenas duas modalidades não terão igualdade entre homens e mulheres: o Futebol de 5, que é disputado apenas por atletas masculinos, e o Rugby em Cadeira de Rodas, que é misto.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.