O Apple Vision Pro, dispositivo de realidade aumentada da Apple, foi um grande sucesso no início do ano nos Estados Unidos, com pessoas testando o dispositivo em casa, nas ruas e até na direção. Uma nova versão do headset pode ser lançada pela empresa já no ano que vem.

A tecnologia que integra o Apple Vision Pro e permite adentrar um universo digital não está restrita ao produto. Uma empresa de softwares acabou de lançar no Brasil uma ferramenta baseada em realidade aumentada capaz de mudar a realidade do varejo no país.

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Realidade aumentada pode ter outra aplicação: varejo (Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock)

Como realidade aumentada pode ajudar no varejo brasileiro

A ferramenta é a Moki Smart Scan, da empresa de soluções SaaS (Software como Serviço) Moki. Ao contrário do dispositivo da Apple, que permite que o usuário viaje para um novo universo, a tecnologia será usada para eliminar um problema comum em mercados e lojas, que também afeta o consumidor final: a diferença nos preços de produtos na gôndola e no caixa.

Para isso, basta instalar o app da Moki nos smartphones dos funcionários de uma empresa. Ele permite reduzir erros e otimizar processos como verificação de estoque, reabastecimento de gôndolas e auditorias de mercadorias.

A interface ainda conta com inteligência artificial para facilitar a interação entre informações do mundo físico e dos sistemas.

Para o CEO da Moki, Guilherme Werneck, setores tradicionalmente manuais podem ser revolucionados com realidade aumentada aplicada na logística:

Setores que tradicionalmente usam métodos manuais e que demandam grande esforço humano estão dando um passo importante para a revolução digital por meio da realidade aumentada. A tecnologia não apenas melhora a eficiência, mas também transforma a maneira como as empresas operam, oferecendo novas possibilidades de automação e monitoramento que eram impossíveis há poucos anos.

Guilherme Werneck
Ferramenta integra realidade aumentada com IA para ser usada no varejo brasileiro (Imagem: Moki/Reprodução)

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Aplicações e vantagens da realidade aumentada no varejo

  • Uma das principais vantagens da ferramenta da Moki é o uso de um dispositivo simples e com o qual os funcionários já estão familiarizados: o celular;
  • Com isso, coletores de códigos de barras e outras tecnologias antigas podem ser substituídas por smartphones;
  • A realidade aumentada integrada à IA ainda facilita a digitalização dos processos operacionais e a análise de dados;
  • A aplicação da tecnologia pode ajudar na forma como as mercadorias são gerenciadas no varejo, desde escaneamento de pacotes inteiros até rastreio de itens e identificação de divergências;
  • Também é possível aplicá-la em comércios que realizam entregas, para certificar-se que a mercadoria chegou ao cliente sem erros.